EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: QUALIFICANDO A EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE UM HOSPITAL ESCOLA POR MEIO DE BONECOS SIMULADORES

  • Author
  • Betina Breyer Figueiró
  • Co-authors
  • Francine Xavier Guterres Cruvinel , Marina Möhlecke de Souza , Luana dos Passos Vieira , Laura Lersch Bellini , Fabiana de Mello , Djennifer Raquel da Rosa , Alexander Romao Vieira Morinelli , Dulciane Nunes Paiva
  • Abstract
  • Apresentação: A Educação Permanente em Saúde (EPS) se caracteriza pela inter-relação entre as esferas de serviço, educação e saúde e tem como principal objetivo, promover o crescimento profissional e aprimorar a qualidade do atendimento oferecido. Consiste em uma abordagem fundamentada nos desafios vivenciados e nas estratégias para implementar medidas práticas. O uso de bonecos simuladores no cenário da EPS possibilita que haja uma interação mais realista com alguns dispositivos diariamente utilizados no âmbito hospitalar, facilitando a compreensão dos profissionais, residentes e acadêmicos, permitindo um treinamento adequado. Nesse contexto, o presente estudo objetivou aprimorar a aplicação de técnicas assistenciais em procedimentos hospitalares por meio de bonecos simuladores, identificar possíveis fragilidades e aperfeiçoá-las, diminuindo assim, a ocorrência de eventos indesejados e garantindo uma maior segurança ao paciente durante o período de internação. Desenvolvimento: A aplicação metodológica dos bonecos simuladores foi realizada junto aos profissionais, residentes e acadêmicos da área da saúde de um hospital de ensino do interior do Sul do Brasil, no período de fevereiro a dezembro de 2023. Os bonecos simuladores foram compostos por diferentes dispositivos hospitalares invasivos e não-invasivos que são cotidianamente utilizados pelas equipes assistenciais da instituição como o cateter nasal, cateter óculo nasal, cânula de traqueostomia com balonete, acesso venoso central e periférico, dreno de mediastino e de tórax, sonda nasoenteral e pulseira de identificação. Resultados: O uso dos bonecos simuladores possibilitou o aperfeiçoamento do manejo de dispositivos utilizados como recursos terapêuticos ou como procedimentos comuns em um ambiente hospitalar, a fim de qualificar determinadas vulnerabilidades que possam emergir neste ambiente, com vistas à notificação de eventos adversos ocorridos no meio hospitalar. Considerações finais: A utilização dos bonecos simuladores no âmbito hospitalar possibilitou o aprimoramento e desenvolvimento da EPS junto às equipes de saúde, tendo como principal objetivo, minimizar os erros e melhorar a segurança do paciente. Se faz notório que, o uso destes recursos simuladores possibilita às equipes o aperfeiçoamento de seus conhecimentos através de práticas educativas conduzidas por experiências que ocorrem na prática diária real do profissional da saúde, potencializando a formação dos profissionais envolvidos.

  • Keywords
  • Educação em saúde, Equipe Interdisciplinar de Saúde, Capacitação profissional.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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