Apresentação: Este trabalho aborda a experiência com o uso de metodologias ativas na formação e qualificação de preceptores no Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade. O objetivo principal é destacar a importância dessas metodologias na capacitação dos preceptores, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo, colaborativo e participativo, que favoreça a formação de profissionais de saúde mais preparados para os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de qualificação de preceptores, dividido em três módulos principais: aprimoramento das habilidades de preceptoria, treinamentos direcionados à prática clínica e eventos científicos voltados para a formação crítica e complementar. As metodologias ativas utilizadas incluíram rodas de conversa, dramatizações, simulações realísticas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, estudos de caso e brainstorms. Cada metodologia foi escolhida com o intuito de estimular a reflexão crítica, a criatividade e a resolução de problemas, além de promover a interação e a troca de experiências entre os participantes. A formação contou com a participação de 100 enfermeiros preceptores, realizada entre outubro de 2021 e outubro de 2023.Resultados: A implementação das metodologias ativas proporcionou aos preceptores habilidades e conhecimentos necessários para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Os preceptores relataram maior confiança e capacidade em aplicar essas metodologias, resultando em uma melhoria significativa na qualidade da formação dos residentes. A utilização de simulações realísticas, por exemplo, permitiu o desenvolvimento de habilidades práticas em um ambiente controlado, preparando os preceptores para situações reais na prática clínica. As rodas de conversa e dramatizações promoveram um espaço de diálogo aberto, onde os preceptores puderam compartilhar suas experiências e aprender com os demais participantes. A sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos estimularam o protagonismo dos preceptores, incentivando-os a buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados no dia a dia da prática clínica. Considerações Finais: A experiência demonstrou que as metodologias ativas são essenciais para a formação de preceptores, contribuindo para a melhoria das práticas de ensino e para a qualificação dos profissionais de saúde no SUS. A adoção dessas metodologias promoveu maior integração entre os preceptores e uma formação mais eficaz dos residentes, refletindo diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados. Além disso, a formação crítica e complementar promovida pelos eventos científicos possibilitou a atualização constante dos preceptores, garantindo que estejam sempre alinhados com as mais recentes práticas e conhecimentos na área da saúde. A implementação dessas metodologias, apesar de exigir um investimento inicial em termos de tempo e recursos, mostrou-se extremamente benéfica para a formação dos preceptores, resultando em um impacto positivo tanto na qualidade do ensino quanto na satisfação dos próprios preceptores e residentes. Portanto, recomenda-se a continuidade e ampliação do uso de metodologias ativas na formação de preceptores, visando à construção de um sistema de saúde mais eficiente, humanizado e preparado para atender às necessidades da população.