Além da Rua: Experiência de educação popular em saúde com população em situação de rua no Centro Pop

  • Author
  • Iasmine Lima Favaro
  • Co-authors
  • Ananda Coelho Pereira de Souza , Luana Alves Martinez , Monique Lima Martins , Rodrigo Lucas Ferreira do Carmo , Etna Kaliane Pereira da Silva
  • Abstract
  • Apresentação: A população em situação de rua enfrenta uma série de desafios para garantir o acesso a direitos básicos, como o direito à saúde, impactando diretamente a cidadania e a dignidade humana. O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) constitui um importante equipamento de assistência a essa população. Contudo, durante as atividades da disciplina de Práticas I no Centro Pop em Barreiras - Ba, em novembro de 2023, no primeiro semestre da graduação em medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), os discentes constataram lacunas na oferta de atividades de educação em saúde com ações esporádicas por parte da universidade e dos serviços de saúde. Assim, com apoio da equipe do Centro Pop, foi construído um projeto de extensão baseado na educação popular em saúde. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar a experiência dessas ações educativas com a população em situação de rua no Centro Pop. Desenvolvimento do trabalho: O projeto de extensão "Além da Rua: Práticas de Promoção de Saúde no Centro  POP" é desenvolvido pelos discentes de medicina da turma XVI da UFOB, sob orientação docente e da equipe do Centro Pop. São realizados encontros semanais com a população em situação de rua com atividades interativas e lúdicas a fim de criar um vínculo entre os usuários do Centro POP e os discentes. O projeto teve início em maio de 2024, durante o primeiro mês foram realizados quatro encontros. O primeiro encontro abordou as Infecções Sexualmente  Transmissíveis (ISTs) através de um jogo de verdadeiro ou falso. No segundo  encontro, a arteterapia foi utilizada como forma de representar a relação  pessoal dos usuários com o álcool, tabaco e outras drogas. No terceiro, o tema da violência foi discutido, abordando os tipos e as formas de violência, incluindo a arquitetura hostil, termo este desconhecido por eles, essa atividade foi feita através de um quiz de verdadeiro ou falso. O quarto encontro, focou na atividade física e os seus benefícios para o  corpo e a mente, nesse sentido, foi montado um circuito de treino funcional com diferentes exercícios. Resultados: Foi possível constatar nessas primeiras atividades, o potencial do projeto em produzir conhecimento sobre saúde entre os discentes e a população em situação de rua. As atividades educativas realizadas com jogos interativos e práticas de exercício físico, engajaram positivamente os participantes, facilitando o aprendizado coletivo sobre as temáticas. Contudo, na temática da violência por ser um tema sensível, foram observadas maiores dificuldades para participação. A arteterapia permitiu uma manifestação de forma mais livre, já que dispensa a verbalização de  sentimentos. Considerações Finais: O projeto tem  proporcionado experiências significativas ao abordar temas cruciais para a população em  situação de rua, como ISTs, arteterapia, violência e atividade física. As atividades lúdicas  e interativas promoveram engajamento e aprendizado coletivo, assim como o fortalecimento de vínculos, reforçando a importância  da educação popular em saúde para a promoção da saúde da população em situação de rua, assim como para formação dos futuros profissionais de saúde.

  • Keywords
  • educação popular em saúde, extensão popular, população em situação de rua, centro pop.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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