No mês de maio de 2024 o estado do Rio Grande do Sul (RS) foi atingido por fortes chuvas, as quais originaram alagamentos e destruições em ampla proporção. Assim sendo, várias casas foram afetadas, de modo que um número significativo de pessoas precisou abrigar-se em outros locais. Nesse cenário, surgiu a necessidade de mobilizações por parte dos mais variados setores da sociedade, a fim de auxiliar as vítimas da catástrofe climática de forma abrangente e organizada. Por conseguinte, os presidentes das Ligas Acadêmicas do Curso de Odontologia da UFSM, conjuntamente à Coordenação do Curso, elaboraram uma maneira de unir esforços entre os acadêmicos, de modo a originar as Ligas Acadêmicas Unificadas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de dois alunos de graduação, representantes da Liga Acadêmica de Patologia Oral e Maxilofacial (LAPOM) e da liga de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (LABUCO) da UFSM, na liderança das ações de ensino interligas e o reflexo dessas atividades no contexto social. Para tanto, diversos setores de atuação foram formados nas Ligas Acadêmicas Unificadas, em prol da organização desses trabalhos, dentre eles o de criação de conteúdos, o de divulgação dos eventos e o de finanças. Respectivamente, eles foram responsáveis pela idealização de imagens e materiais relacionados ao interligas, pela administração das redes sociais e pela dinâmica de destinação das doações para entidades confiáveis. Sob esse âmbito, foi traçada a estratégia de promover eventos online com a disponibilização de uma chave pix projetada na tela, a fim de estimular os participantes a contribuir com doações para as vítimas das tragédias climáticas. Os organizadores planejaram a realização de 6 palestras ao longo de 3 dias, ministradas por cirurgiões-dentistas egressos do curso de Odontologia da UFSM e abordando temas interdisciplinares, visando democratizar o acesso a conhecimentos que muitas vezes não são muito explorados. As percepções que surgiram a partir da realização dessas tarefas foram únicas, visto que a possibilidade de auxiliar indivíduos em vulnerabilidade e, simultaneamente, estimular a participação de outros colegas nessas ações foi muito gratificante. Nesse contexto, as atividades das Ligas Acadêmicas Unificadas foram concebidas com uma abordagem multifacetada. Além do direcionamento de esforços para auxiliar as vítimas das enchentes por meio de doações, essas iniciativas também almejaram suprir a lacuna educacional ocasionada pela interrupção das aulas - especialmente para os estudantes da área da saúde e, especialmente, da odontologia. Dessa forma, por meio da valorização de ações de ensino, foram obtidas interações entre os acadêmicos no momento em que as aulas estavam paralisadas em função das fortes chuvas e suas consequências e, paralelamente, tornou-se possível gerar um impacto positivo direto para indivíduos que necessitavam ajuda. Portanto, especialmente em momentos de calamidade pública, a universidade deve encontrar ferramentas alternativas para cumprir seu papel de conectar-se à sociedade e fornecer benefícios a ela; essas ideias podem, potencialmente, seguir sendo utilizadas em diversos momentos, como campanhas do agasalho e de combate à fome, tornando-se presentes de forma contínua.