Apresentação
Em 18 de maio de 1973, Araceli, de oito anos foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Seus abusadores foram absolvidos e o crime permaneceu impune. Diante disso, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi o dia do assassinato de Araceli com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000. Surgiu, então, a campanha "Faça Bonito", destacando a gravidade do problema persistente até hoje, em que, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, e cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos. Por isso, é fundamental abordar frequentemente esse assunto nas Unidades de Saúde da Família e em outros ambientes, conscientizando a população e fortalecendo a proteção de crianças e adolescentes. Uma das iniciativas é a plantação da flor, símbolo da campanha, inspirada na cor laranja da gérbera, uma flor conhecida no Brasil, que representa a fragilidade e vulnerabilidade das crianças, que necessitam de proteção e cuidado.
Objetivo
Aumentar a conscientização sobre o tema, envolver os pacientes e a comunidade na luta contra o abuso infantil e promover a prevenção por meio da educação e ações envolventes.
Relato
A atividade ocorreu em uma USF da Zona Leste, em Manaus e participaram médicos, enfermeiros, psicólogos e acadêmicos. O público alvo foi composto pelos pacientes que aguardavam na sala de espera e equipe multidisciplinar da Unidade. Os recursos utilizados foram cartazes e materiais educativos. Houve, também o cuidado com a linguagem acessível aos participantes. Primeiramente, foi realizada uma palestra pelos profissionais da saúde sobre o tema, houve interação com os participantes a fim de entender quais os pensamentos deles acerca do tema da ação, tirar dúvidas, propagar e trocar conhecimentos. Foi realizada uma dinâmica de “verdade ou mentira” com algumas perguntas sobre o tema com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas dos participantes. Em seguida, foram plantadas flores de gérberas com os membros participantes. Participaram dessa ação cerca de 30 pessoas e a duração da atividade foi de 40 minutos.
Resultados
Após a realização da palestra os pacientes foram convidados à plantação simbólica das flores e uma grande quantidade dos ouvintes demonstrou interesse em participar, eles também se mostraram muito animados com a atitude, pois tiraram várias fotos com a equipe e também solicitaram fotos individuais. Então pode-se perceber que com esta ação muitas pessoas foram alcançadas, afinal os participantes agora podem passar a informação adiante e assim conscientizar outras pessoas sobre este assunto tão importante.
Considerações
O Dia 18 de maio possui o papel muito importante de reforçar a importância da sensibilização contínua e da ação coletiva na prevenção desses crimes hediondos. É fundamental que a sociedade permaneça engajada e orientada sobre os sinais de abuso e exploração sexual, bem como sobre as medidas preventivas e os recursos disponíveis para ajudar as vítimas. Além disso, é essencial envolver ativamente a comunidade nesse esforço, promovendo a conscientização e criando redes de apoio sólidas para proteger as crianças e adolescentes