Apresentação: A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel cada vez mais importante no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, trazendo eficiência, segurança e sustentabilidade para as instituições de saúde. No entanto, ainda existe uma carência de estudos e desenvolvimento de tecnologias para a realização da educação em saúde aos trabalhadores sobre os resíduos de saúde. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar os tipos de IA aplicadas para o desenvolvimento de educação em saúde sobre o gerenciamento de RSS. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma pesquisa que foi aplicado a bibliometria e o método PRISMA para organização das estratégias de busca. As bases de dados selecionadas para a pesquisa foram Pubmed, Scopus, Web of Science e Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), utilizando "artificial intelligence", "waste management" e "environment health education" como descritores de saúde e como operador boleano AND. Resultados: Foram encontrados 3097 artigos na Pubmed, 864 artigos na Scopus, 626 artigos na IEEE e 576 artigos na Wed of sience, quando utilizados os descritores de forma individual. No entanto, ao relacionar todos juntos com o operador boleano AND, não foi encontrado nenhum trabalho. Identifica-se que a IA está em plena ascensão em todas as áreas da saúde, porém ao se tratar de educação em saúde sobre o gerenciamento de resíduo de serviço de saúde não há estudo publicados. Considerações finais: É necessário a inovação com utilização da IA para o desenvolvimento de educação em saúde aos trabalhadores sobre o gerenciamento de resíduos. Existe uma grande fragilidade em publicações de estudos proporcionando eficiência operacional, conformidade regulatória e mitigação de riscos ambientais, o que é crucial para garantir a segurança pública e a sustentabilidade do planeta.