Diferentes conceitos relacionados com a pauta de Educação na Saúde têm sido difundidos nos diversos sistemas de saúde. No Brasil, o conceito que operacionaliza a Educação para trabalhadores da Saúde é o da Educação Permanente em Saúde (EPS) que está relacionado com as ações de qualificação voltadas para a força de trabalho no SUS. Apesar deste conceito inicialmente pautado pela Organização Pan-Americana (OPAS) ter relação direta com o fazer destas ações no Brasil, na medida em que são norteadas pelos princípios e valores do SUS, não são identificadas orientações práticas para a realização destas ações. Objetivo: Com base nesta observação, este estudo propõe-se analisar conceitualmente os termos relacionados ao tema de Educação para trabalhadores da saúde utilizados pelos sistemas de saúde nas Américas e Europa. Metodologia: Foi realizada uma análise documental, em sites institucionais de governo no âmbito ministerial de países das Américas e Europa, relacionados aos sistemas de saúde, como relatórios, documentos técnicos, normativas e apresentações institucionais sobre o tema da educação para trabalhadores da saúde. Resultados e discussões: A coleta parcial, no período de abril a maio, encontrou nove documentos, sendo quatro livros de publicação técnica, um relatório técnico de governo e quatro páginas de sites institucionais. Após a coleta, os documentos foram sistematizados em uma matriz no excel com as seguintes categorias: Tipos de Documento, Termo, Conceito, Ano de publicação, Autor e Endereço Virtual. Após a sistematização, os conceitos encontrados foram analisados e agrupados em três eixos temáticos, sendo esses “Educação Continuada”, “Educação Permanente” e “Treinamento”. Os documentos em questão, são oriundos de países com sistemas de saúde distintos como, Estados Unidos, Espanha, México, Peru, Argentina e Inglaterra, além de documentos oriundos da OPAS, representada por duas menções. Após a análise, identificou-se que os documentos que tratavam o conceito de educação continuada abordavam ações de desenvolvimento profissional ligado às necessidades dos trabalhadores em relação às práticas de saúde, sem levar em consideração as especificidades do território, já a educação permanente estava relacionada às particularidades territoriais para o desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhadores, enquanto os documentos agrupados no eixo temático de treinamento estavam interligados à ações pontuais de desenvolvimento de habilidades profissionais sem considerar as necessidades dos trabalhadores, nem as territoriais. Considerações Finais: Os achados evidenciam as diversas concepções existentes acerca do conceito de educação para trabalhadores da saúde, apesar das proximidades e objetivos de cada um deles, identificou-se diferenças que podem estar relacionados ao modelo de sistema de saúde adotado em cada país, entendimento de sua execução e a baixa disponibilização de documentos abordando esta operacionalização prática. Apesar do objetivo preliminar em definir o que seria uma ação de educação permanente de maneira prática, a exploração dos conceitos não permitiu alcançar este fim, apontando a necessidade da ampliação da análise com novos estudos, além da possibilidade de existência de outros documentos institucionais abordando o tema em um outro âmbito governamental.