OS IMPACTOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS ESCOLARES DA EDUCAÇAO INFANTIL ATRAVÉS DE AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
1 INTRODUÇÃO
A integração entre educação e saúde desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das pessoas. Quando falamos em educação, não estamos nos limitando apenas ao conhecimento acadêmico, mas também à formação de cidadãos conscientes e capazes de tomar decisões saudáveis em suas vidas. A educação em saúde, por sua vez, proporciona às pessoas o conhecimento necessário para cuidar de si mesmas, prevenir doenças e adotar hábitos saudáveis. Quando essas duas áreas se complementam, os benefícios são inúmeros. A escola torna-se, portanto, espaço essencial para o desenvolvimento do conhecimento comum e para a integração com a comunidade, encontrando-se nela grande parte da população que demonstra interesse em aprender e residindo grande potencial disseminador de informações, sendo ambiente favorável à promoção da saúde.
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como um dos objetvos a incorrporação e conexão da educação e da saúde, buscando a melhoria da qualidade de vida da população através de uma formação mais ampla dos estudantes com ações de educação em saúde, para o enfrentamento de riscos à saúde que podem de alguma forma comprometer o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Pensando na perspectiva atual após o enfrentamento recente de uma pandemia, o binômio saúde - educação se fez presente em ampla discursão por parte de educadores e profissionais de saúde, onde sua impotância veio a tona, não mais como apenas uma temática a ser abordada em sala de aula, mas sim, como ferrameta na promoção e educação em saúde, sendo também um importante muliplicador dentro das famílias e comunidades.
É importante salientar também que nos últimos anos, várias pesquisas direcionadas para essa temática apontam dificuldade e desafios, em especial a falta de aporte financeiro, como por exemplo, carência de insulmos e infraestrutura inadequada, que contribui assim para o sucateamento dessa política pública da educação e saúde. Além disso, outras dificuldades e desafios podem ser vistas como, acúmulo de atividades pelos profissionais, fragilidade de vínculos intersetoriais e ações fragmentadas e centradas apenas na prevenção de doenças, não colocando em evidência a promoção da saúde.
2 OBJETIVOS DA PESQUISA
2.1 Objetivo Geral:
- Analisar os impactos na melhoria da qualidade de vida dos escolares da educação infantil através de ações do Programa de Saúde na Escola;
2.2 Objetivos Específicos:
- Analisar as legislações vigentes sobre o Programa Saúde na Escola;
- Descrever as ações intersetoriais de articulação entre saúde e educação para fortalecimento do Programa Saúde na Escola, bem como, programas, projetos e práticas que possibilitam a abordagem das temáticas nas escolas;
- Identificar quais os atores envolvidos no processo de educação em saúde nas escolas e articulação de ações entre secretarias de saúde e educação;
- Averiguar as dificuldades e potencialidades do processo de educação em saúde nas escolas e na articulação entre as secretarias de saúde e de educação e suas ações intersetoriais;
- Relacionar as práticas de educação em saúde com mudanças de comportamento nos escolares e melhoria da qualidade de vida.
3 ABORDAGEM METODOLÓGICA
Trata-se de um estudo de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Quanto aos objetos se trata de pesquisa descritiva, e como procedimentos técnicos classifica-se como Levantamento, e também documental – que consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma finalidade específica –, com observação e registro de documentos que demonstrem a condução das ações de educação em saúde e do GTI.
O estudo será realizado em um município do sudoeste baiano, onde inicialmente serão identificadas as ecolas que realizaram adesão ao PSE no seu último ciclo, e posteriormente, a seleção das escolas se dará após a realização de um mapeamento, onde haverá critérios de escolha a serem definidos, tais como, localização geográfica, diversidade sociocultural e unidade de saúde referenciada, sendo utilizada amostragem não probabilística intencional.
Os sujeitos que contemplarão esse estudo serão os pais/família, os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas, além da equipe gestora do programa – Grupo de Trabalho Itersetorial–. Será selecionada uma amostra significativa de todo o universo.
Serão elaborados roteiros para as entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. Os roteiros para as entrevistas e para condução dos grupos focais têm o propósito de orientar e guiar os relatos dos entrevistados e, desta forma, permitir que o recorte temático da pesquisa seja contemplado, à luz das representações dos sujeitos que compõem o cenário da pesquisa. As entrevistas serão realizadas por meio de visitas às escolas com professores, coordenadores pedagógicos e diretores, e os grupos focais através de reuniões com pais/família e gestores do programa. Serão também observados os registros de documentos deferidos pelo GTI e SIMEC. Para as entrevistas e grupos poderão ser utilizados recursos da Plataforma Meet, caso necessário, serão gravadas e transcritas na íntegra. Todas as informações derivadas serão processadas a partir da elaboração de uma planilha em Excel.
A fase de análise de dados tem como finalidade estabelecer sua compreensão, respondendo as questões formuladas e assim ampliar o conhecimento acerca do tema investigado. Os dados coletados nas entrevistas e grupos focais serão analisados por meio da leitura flutuante das respostas e sistematização das ideias, exploração do material para codificação das questões conforme as categorias operacionais que serão pré-estabelecidas e interpretação dos excertos. Os documentos serão analisados na íntegra e posteriormente tabulados através de identificação de padrões, como por exemplo, a repetição de observações, situações e palavras, e posteriormente com o agruapamento de respostas em categorias. Todos os dados serão analisados com o auxílio de software de análise de dados (Iramuteq).
4 RESULTADOS ESPERADOS
Analisar as práticas que estão sendo aplicadas no PSE deverá fortalecer e resgatar ações intersetoriais, transversais, integrais e contínuas, sobretudo em crianças, que estão ampliando suas relações e desenvolvendo características importantes para suas habilidades cognitivas. Buscando também, conhecer as potencialidades e os limites do programa, principalmente, após os impactos causados pela pandemia de covid-19. Bem como, compreender se de fato, as práticas de educação em saúde realizam mudanças de comportamento nos escolares e melhoria na sua qualidade de vida, apesentando também um avanço na aproximação aos serviços de saúde.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O PSE deve surgir como diferencial na educação pública, buscando as intervenções necessárias a serem adotadas de forma intersetorial, através de articulações entre saúde e educação, contextualizando o PSE como um Programa que possa ser efetivo na melhoria da qualidade de vida dos escolares, bem como seu fortalecimento enquanto política pública.