Introdução: O componente de provimento e fixação de profissionais faz parte do Programa Qualifica -APS do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde-ICEPI, consiste num conjunto de iniciativas que visam a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com a formação dos profissionais, tem como pilares a qualificação na formação em serviço através da educação permanente em saúde. O profissional participante tem o processo de formação baseado em metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem baseada em Problemas (PBL). Da carga horária total de 40 horas semanais dos profissionais bolsistas, 32 horas são dedicadas para práticas assistenciais (80%) e 08 horas são dedicadas para atividades teóricas e teórico-práticas (20%) em encontros semanais online e presenciais. Objetivo: efetivar a política de educação permanente por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais de saúde para atuação no SUS, utilizando as metodologias ativas de ensino aprendizagem. Metodologia: É um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. das atividades desenvolvidas de dezembro de 2023 a maio de 2024 para 221 cirurgiões dentistas que atuam em 39 dos 78 municípios capixabas, onde o processo de ensino aprendizagem acontece em encontros com grupos de 08 participantes em média, nos quais são facilitados por um docente assistencial utilizando ferramentas da metodologia ativa, especialmente, a aprendizagem baseada em problemas. Os docentes apresentam uma situação problema (real ou fictícia) baseada na temática mensal e os discentes elaboram hipóteses, perguntas norteadoras e realizam buscas na literatura científica com intuito de responder aos questionamentos e hipóteses sobre o problema abordado. Nos meses de Dezembro a Abril foram estudados os temas: HIV, Dengue e arboviroses, epidemiologia, violência contra mulher, urgências e emergências na odontologia, respectivamente. Resultados:Aplicar o uso da aprendizagem baseada em problema foi avaliado como positiva e satisfatória pelo grupo de docentes pois assim foi possível estimular o discente participar de forma ativa e colaborativa no seu processo de aprendizagem estimulando a criticidade, essas práticas proporcionam mudanças em ambos, tanto o docente e discente aprender e ensinam, a aprendizagem é colaborativa, o docente é visto como um mediador nas discussões. Utilizar as metodologias ativas na formação em educação permanente dos profissionais em formação é uma estratégia relevante pois não trata-se apenas de um método pedagógico de aprendizagem teórica e sim a aplicabilidade de conceitos buscando a aprendizagem significativa, resultado assim no desenvolvimento competências necessárias para atuação desses profissionais nas sua unidades de saúde. Considerações Finais: A utilização de metodologias ativas, especialmente a aprendizagem baseada em problemas foi de extrema relevância nas formações de Educação permanente dos profissionais, essas práticas mudam a realidade na atuação dos profissionais, beneficiando toda a cadeia de assistência pois estes integram a relação ensino-serviço, impactando diretamente na realidade dos usuários do SUS, gestores e no território nos quais estes profissionais estão inseridos.