Círculo Sagrado Flor da Vida- A importância da formação de redes de apoio no combate à violência contra a mulher

  • Author
  • BRUNELLA GOMES CORDEIRO
  • Co-authors
  • Jéssica Kilppel Arcanjo
  • Abstract
  • O Círculo Sagrado Flor da Vida é um espaço de criação de redes de apoio para que mulheres em situação de vulnerabilidade possam conseguir sair de situações de violência e vulnerabilidade. Criado em 2018, é uma instituição de caráter feminista e libertário, que se baseia nos fundamentos filosóficos do Sagrado Feminino para desenvolver ações práticas de empoderamento feminino.  

    O Sagrado Feminino é uma ideologia que valoriza o potencial feminino para além dos papéis de gênero, orientando ao despertar de suas potências e consequente reinserção dessas mulheres na sociedade como indivíduos atuantes na economia e mercado de trabalho. Sua teoria é embasada em estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos e até mesmo fisiológicos. É  uma ideologia que acredita na construção de uma sociedade igualitária, justa, pacífica e ecológica.

    São realizados encontros inspirados nos mais diversos temas e estudos arquetípicos das Deusas, seguindo o princípio de resgate do potencial intuitivo e curativo feminino. Assim, resgatamos as práticas ancestrais como uso de chás, ginecologia natural e manipulação de ervas como emplastros, banhos, unguentos,  o poder de cura parteiras, benzedeiras, erveiras, que ainda são ignoradas pela sociedade moderna.

    Nos encontros são compartilhados as sabedorias que promovem o empoderamento. São propostas soluções para os casos de vulnerabilidade, estabelecendo redes de apoio, promovendo práticas de escuta acolhedora, partilha de conhecimentos ancestrais e práticas terapêuticas integrativas.

    O ponto central de todo encontro é a roda de conversa. É quando discorremos sobre o tema e cada mulher se apresenta e compartilha suas experiências e saberes verbalizando questões de violência doméstica, misoginia, relações abusivas, vulnerabilidade família, renda, sexualidade, maternidade, feminismo, menstruação, menopausa e tudo o que permeia o universo feminino. São partilhas de dores e alegrias, histórias de luta e superação. Algumas mulheres  precisando de apoio e outras podendo apoiar. É neste momento que elos se formam e a rede de apoio se estabelece.

    No Círculo Sagrado Flor da Vida todo trabalho é promovido de forma voluntária por doação de terapeutas holísticas, psicólogas, fisioterapeutas, artesãs, artistas, espiritualistas, yoginis, cozinheiras, maquiadoras entre outras profissionais. É um espaço para o voluntariado de apoio terapêutico, em que as mulheres são acolhidas, ocorrendo trocas de experiências e saberes ancestrais, e construção de propostas, orientações, encaminhamentos e indicações a mulher que necessite. 

    Tudo é oferecido gratuitamente ou em valores simbólicos de colaboração das participantes dos encontros. Quando é necessário um maior investimento, seja por aquisição de material, locação do espaço ou locomoção, temos o apoio financeiro do Projeto Senhora dos Grãos, que ocorre através de rifas e feiras. Dessa forma o Círculo sagrado Flora da Vida, proporciona um impacto social e transformador, levando o acesso as  terapias, construindo oportunidades, combatendo violência, criando redes de apoio e afeto. 

    Através da solidariedade, empatia e respeito ao próximo e à natureza, o Sagrado Feminino tem sido adotado como um estilo de vida capaz de criar uma sociedade mais harmônica e acolhedora. Segundo Jean Shinoda Bolen (2011), no livro “O Milionésimo Círculo”, fundamenta que quando o milionésimo círculo se formar o mundo há de se transformar! Assim cremos e fazemos!

  • Keywords
  • empoderamento feminino, sororidade, violencia contra mulher, roda terapêutica
  • Subject Area
  • EIXO 7 – Rotas Críticas - Narrativas de Violência Contra a Mulher
Back