Apresentação:
Na perspectiva de teorizar a relação entre psicanálise e educação, cabe compreendermos como a transferência compõe o processo de ensino-aprendizagem, e a importância do educador está advertido do processo de transferência na sua relação com o educando e vice-versa. Para isto, o objeto desse estudo recai sobre a importância de compreendermos a educação e a transferência.
A princípio, vale reiterar o que Freud tece sobre a importância de o campo pedagógico ser inacabado, pois é, portanto, de outra ordem, não podendo ser substituído, complementado ou comparado. Zelmanovich menciona que a psicanálise contribui para uma formação que valoriza a subjetividade do educando, através de uma escuta particularizada e um olhar atento. E o que/como o processo de transferência pode revelar nesse processo formativo.
Autores interrogam os modelos de formações e práticas docentes tecnicista que padronizam o que deveria ser singular à experiência do sujeito, uma vez que o educando é um sujeito singular e subjetivo.
Com isso, objetiva-se teorizar e refletir as contribuições da psicanálise para a formação do professor.
Método:
Trata-se, portanto, de um estudo teórico-reflexivo, que foi desenvolvido numa disciplina do Programa de Pós-Graduação a nível mestrado acadêmico de uma universidade pública, localizada na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. A escolha pelo texto, baseou-se na importância da psicanálise para a educação -, a educação e suas práticas (in)possíveis.
Resultados:
Contudo, a educação e a psicanálise estão intrinsecamente ligadas, uma vez que ambas estão entrelaçadas para protagonizar o sujeito com suas subjetividades. Ribeiro tece que o funcionamento psíquico do ser humano, à relação transferência educando-educador, ao prazer em aprender – como desejo -, à terapêutica da educação, à linguagem e, entre outros está diretamente relacionado com o desenvolvimento humano. Para Lacan o discurso implicado para a psicanálise e a educação estão fortemente conectadas.
Considerações finais:
O presente texto vem com o objetivo de desencadear possibilidades para se compreender a correlação da psicanálise e educação. Freud, em suas obras, reafirma que a pedagogia é um ato impossível, pois, deve ser levado em consideração a incompletude do sujeito; seja do professor ou do educando. Por isso a importância de se compreender e estar advertido do processo de transferência que a psicanálise traz como uma de suas infinitas contribuições.