A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CIDADÃO AOS ALUNOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Manuella Ortiz Narciso1; Eduarda da Cunha2; Jayane de Lima Serafim3; Adriana Avelino Leal4;
INTRODUÇÃO: O presente estudo relata a importância do projeto de extensão Liga Acadêmica de Práticas de Enfermagem (LAPE) no contexto do desenvolvimento profissional dos alunos de enfermagem. O projeto tem por finalidade a conscientização e a capacitação no cuidado à saúde na promoção e prevenção dos indivíduos, considerando os aspectos bio-psico-sócio-espirituais. O projeto trabalha a prevenção de doenças, a recuperação, a reabilitação e a orientação em saúde. A LAPE desenvolve ações multifacetadas, nos quais os acadêmicos podem aprimorar suas habilidades na educação em saúde, no contato empático com o paciente e na compreensão de diversas realidades sociais.
OBJETIVOS: Relatar as vivências e as técnicas aprimoradas durante as ações e eventos realizados pela Liga Acadêmica de Práticas de Enfermagem (LAPE)/UNISUL, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento profissional dos acadêmicos de enfermagem.
METODOLOGIA: Este estudo apresenta o relato de três alunas do curso de Enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina sobre a participação em um projeto de extensão intitulado Liga Acadêmica de Práticas de Enfermagem, em Palhoça/SC. O projeto realiza uma variedade de atividades de promoção e prevenção de saúde voltadas à comunidade local.
RESULTADOS: A inserção dos acadêmicos no projeto de extensão - LAPE/UNISUL, acarretou grande aprendizado prático e teórico para o crescimento profissional e pessoal dos alunos, uma vez que permitiu um maior contato com a população durante as atividades assistenciais nas comunidades. O projeto de extensão LAPE/UNISUL proporcionou o desenvolvimento das habilidades nos procedimentos de enfermagem, a comunicação e o olhar social como cidadãos.
CONCLUSÃO: Durante o projeto, colaboramos em mutirões na Atenção Primária à Saúde, nos quais uma variedade de procedimentos foram realizados, incluindo aferição de pressão arterial, medição de glicemia, anamnese, testes rápidos de ISTs e coleta de preventivo, entre outras intervenções. Este engajamento direto proporcionou não apenas a execução prática de habilidades clínicas, mas também um ambiente propício para a troca de experiências entre os alunos ligantes, fortalecendo o trabalho em equipe e aprimorando as habilidades de comunicação. O empenho demonstrado pelos participantes foi fundamental para a aquisição de conhecimento e o sucesso das atividades desenvolvidas. O contato direto com os pacientes e as comunidades não apenas desenvolve a autonomia dos alunos, como também os capacita para enfrentar futuros desafios. Projetos de extensão, como a Liga Acadêmica de Práticas de Enfermagem/LAPE, direcionam e capacitam os alunos de maneira significativa, preparando-os para garantir aos seus futuros pacientes um atendimento humanizado e de qualidade.
1. Acadêmica da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
2. Acadêmica da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
3. Acadêmica da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
4. Professora Msc. do corpo docente da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul