Implantação da Cultura de Segurança numa unidade hospitalar no interior da Bahia –Segurança do Paciente uma preocupação de todos: Relato de experiência.

  • Author
  • Isabela de Souza Silva Liger
  • Co-authors
  • Simone da Silva Oliveira
  • Abstract
  • Em Abril de 2013, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo principal contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Neste sentido, os serviços de saúde necessitam instituir estratégias e ações direcionadas aos gestores, profissionais e usuários da saúde sobre segurança do paciente, a fim de garantir uma assistência segura que possibilite a diminuição da ocorrência de evento adverso, através de atividades como criação da cultura de segurança, a integração com todos os processos de cuidado e articulação com os trabalhos organizacionais dos serviços de saúde. O estudo objetiva descrever as ações e avanços relacionados à Segurança do Paciente numa instituição hospitalar do interior da Bahia. Trata-se de um relato de experiência, a partir da implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que conta com uma equipe multiprofissional como parte consultora e uma enfermeira como referência técnica e executora. Com esta proposta, fica prevista a aplicação das metas internacionais da segurança do paciente, que tem como intuito promover melhorias na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências, através das seis metas enumeradas: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; seguança nos medicamentos de alta vigilância; assegurar a cirurgia segura; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente decorrente de quedas e lesão por pressão. A primeira ação foi divulgar para as equipes assistenciais multiprofissionais o papel que o NSP exerce dentro da instituição e a importância das notificações dos eventos adversos na perspectiva da ocorrência de incidentes, de forma não punitiva e confidencial para promover o aprendizado organizacional, traçando um fluxo de notificações através de QR code. Uma estratégia eficaz é a Educação Permanente como processo formativo para a qualificação profissional com cronograma estabelecido a partir das demandas assistenciais e das metas internacionais a serem abordadas durante o ano, para promover uma aprendizagem significativa na transformação das práticas profissionais. Utilizou-se, também, o questionário de Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) para avaliar a cultura de segurança hospitalar, pois permite identificar campos, cuja cultura necessita melhoria e analisar a efetividade de ações executadas para a melhoria da segfurança ao longo do tempo. Cita-se, também a avaliação e monitoramento mensal dos indicadores assistenciais através das notificações dos eventos adversos dos insumos para a saúde e das falhas nos processos de cuidado, identificando as inconformidades, emitindo relatórios e realizando reuniões com as lideranças para traçar melhorias na assistência. O NSP apresenta firmes resultados através da identificação prococe das fragilidades, implementação de protocolos com base nas metas internacionais da segurança do paciente, permitindo capacitações/educação permanente com foco na aprendizagem e realização do monitoramento dos indicadores. Ratifica-se, que no âmbito hospitalar, a aplicabilidade das metas de segurança do paciente a partir dos indicadores assistenciais e das literaturas pertinentes, levará há uma assistência segura, com processos de trabalho definidos.

     

  • Keywords
  • Cultura de Segurança, Segurança do Paciente, Unidade Hospitalar
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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