IMPACTO DAS COLISÕES COM VEÍCULOS A PEDAL EM PEDESTRES: ANÁLISE DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES E DO PERFIL DOS ACIDENTADOS NAS REGIÕES DO BRASIL (2019-2023)

  • Author
  • Rachel Castello Aon Moysés
  • Co-authors
  • Danilo Brito Sousa , Gabriela Klein Bellotti , Pedro Henrique Lourenço de Souza , Simone Karla Apolonio Duarte , Matheus Figueiredo Gouveia , Clara Casagrande Berriel , Gabriel Armani de Moraes
  • Abstract
  • Introdução: Entre 2019 e 2023, os acidentes envolvendo pedestres no trânsito brasileiro destacaram-se como uma preocupação nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A complexidade e a diversidade das características urbanas e rodoviárias em cada região contribuíram para diferentes dinâmicas e desafios no que tange à segurança dos pedestres. Objetivo: Descrever os dados das internações hospitalares, bem como o perfil de pedestre traumatizado em colisão com um veículo a pedal (V01-V09) nas regiões do Brasil, de 2019-2023. Método: Estudo epidemiológico, observacional, do tipo ecológico, com abordagem de dados coletados do DATASUS referente à internação hospitalar e perfil dos pedestres traumatizados em colisão com um veículo a pedal, de 2019 a 2023, nas regiões do Brasil. Resultados: De 2019 a 2023 ocorreram 166.619 internações de pedestres traumatizados em colisão com um veículo a pedal no Brasil, sendo 5,08% na Região Norte, 19,74% na Nordeste, 40,70% na Sudeste, 8,16% na Sul e 26,32% na Centro-Oeste. Quanto ao perfil dos internados, houve predominância no sexo masculino, com 69,53% internados nas regiões do país, sendo 46.282 na Região Sudeste. As internações de pessoas que se consideram da cor parda foram a maioria da Região Norte, sendo de 80,94%, 71,17% do Nordeste, 47,29% do Sudeste e 79,32% do Centro-oeste. As pessoas que se consideram brancas foram a maioria da região Sul, sendo 73,06%. Acerca da faixa etária, o Sudeste se destaca com o maior número de internações em todas as faixas etárias, sendo que entre as cinco regiões do Brasil, os jovens de 20 a 29 anos foram os que mais deram entrada em hospitais, sendo 16,59% dos indivíduos internados. No período analisado, 16,41% dos internados eram adultos de 30 a 39 anos, bem como 15,99% eram adultos de 40 a 49 anos. Seguidos pelos adultos de 50 a 59 anos que contemplaram 14,22% das internações. A faixa etária de menores de 1 ano não obtiveram internações expressivas, configurando menos de 0,21%. A taxa de mortalidade variou entre as regiões, a maior fora 4,56 na Região Sudeste, enquanto a menor, 2,56 na Região Nordeste. Quanto à média de dias de permanência na internação, vislumbra-se que a Região Norte teve o maior tempo de acidentados internados, sendo 8,3 dias, já no Sul, a média foi a menor do país, compreendendo em 5,5 dias internados. Por fim, quanto aos óbitos, a Região Sudeste detém a maioria absoluta com 3.094 óbitos, enquanto as outras quatro Regiões somam 2.965 óbitos. Conclusão: No Brasil, observou-se quanto às internações de pedestre traumatizado em colisão com um veículo a pedal de 2019 a 2023, prevalência na Região Sudeste, em indivíduos do sexo masculino e de cor parda. Na Região Sudeste não apenas ocorreram mais internações, como também mais óbitos. Já quanto à faixa etária, constatou-se que houve predomínio dos indivíduos entre 20 e 39 anos. Vislumbra-se, portanto, a necessidade de políticas públicas mais eficazes, educação para a segurança no trânsito e infraestrutura adequada para minimizar os riscos e proteger todos os usuários das vias.

  • Keywords
  • Internação hospitalar, Acidente, Pedestre, Vítimas de trânsito.
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back