Entre: Artesanias da Diferença - Um relato de experiência na educação em saúde

  • Author
  • Inajara Cagliari Fernandes
  • Co-authors
  • Daniele Noal Gai , Luiza de Castro Leandro , Raissa Martini Junqueira , Willian Domenique Campos dos Santos
  • Abstract
  • Trata-se de um relato de experiência acerca da participação de estudantes da graduação de saúde coletiva e da licenciatura em pedagogia em projeto de pesquisa e extensão na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS) denominado Entre: Artesanias da Diferença (encontros com os modos de existir, narrar e aprender com a deficiência e a loucura), tendo a saúde coletiva intrínseca relação com a educação, sendo a educação em saúde um dos pilares para a formação e possível campo de atuação destes profissionais, o resumo objetiva elucidar atividades vivenciadas no projeto na perspectiva de uma sanitarista em formação. O período compreendido para o desenvolvimento das atividades foi de setembro de 2023 a março de 2024. Foram realizados encontros presenciais com trabalhadores e usuários da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde e, ainda, educadores e estudantes do ensino público dos municípios de Nova Santa Rita e de Porto Alegre, ambos no estado do Rio Grande do Sul. Nestes encontros foram ofertados materiais para a confecção de artesanias, momento este em que a pesquisa era realizada, pontos de tensão na conversa eram facilmente notados pela forma como o processo de artesaniar se dava, utilizando mais força aplicada na atividade manual. Outra questão de relevância diz respeito ao diálogo com trabalhadores, usuários e estudantes nestes encontros, as questões apresentadas os fazia pensar sobre o espaço/processo de trabalho, vivências, histórias de vida pessoal e profissional, com regularidade os participantes não saíam do diálogo os mesmos que adentravam. Quanto a autonomia, em especial dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), observou-se a possibilidade da didática autônoma em parcela pequena de alunos, no entanto é visível que estar em espaço de aprendizagem sem cuidador do núcleo familiar possibilita emancipação, percebeu-se ainda a centralização de diversos papeis na pessoa do educador. Entre os serviços de saúde visitados, um não compunha a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, há mais de 6 anos recebe usuários de saúde mental do SUS, no entanto, aguarda pela inclusão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Em todas as visitas foi ofertada aos participantes óleo essencial de lavanda, a aromaterapia é uma prática de cuidado que possibilita bem-estar e está presente entre as políticas de saúde do SUS. Contudo, menciono que os rizomas presentes nas relações feitas através do projeto Entre Artesanias da Diferença ecoam, a realização do trabalho em saúde é o trabalho vivo e está articulado na transversalidade que constitui essa exitosa experiência.

  • Keywords
  • Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Educação Inclusiva, Educação Permanente, Saúde Pública
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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