O envelhecimento humano é um processo natural, singular, irreversível e global, que não envolve apenas uma degeneração biológica, mas envolve questões de ordem econômica, política, histórica e sociocultural. Através da transição demográfica percebe-se um aumento crescente no número de pessoas idosas com 80 anos ou mais, e isso traz grande preocupação, principalmente na área da saúde, devido a incidência de comorbidades e o declínio funcional nessa população. Sendo assim, os grupos de pessoas idosas voltados à promoção e o empoderamento em saúde são uma estratégia importante para auxiliar nos cuidados com a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
Este é um estudo descritivo, de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O objetivo do presente trabalho é relatar as ações de saúde desenvolvidas em um projeto de extensão voltado à promoção e o empoderamento em saúde de pessoas idosas adscritas em uma Estratégia de Saúde da Família em um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O projeto de extensão “Envelhecendo com arte e Saúde” é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano na Fronteira (GEPESH-FRON) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa no município de Uruguaiana. As ações foram realizadas semanalmente, no período de maio a junho de 2023, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos no formato presencial em um espaço ofertado pela Estratégia de Saúde da Família, a qual as pessoas idosas são adscritas. A divulgação do projeto ocorreu por meio de panfletos os quais foram entregues pela equipe da Estratégia de Saúde, bem como durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde. Participaram do projeto 12 acadêmicos sendo estes da enfermagem e medicina, bem como a coordenadora do projeto, agentes de saúde e enfermeiros da unidade de saúde Os temas abordados foram: Alimentação Saudável, Saúde do Homem e da Mulher, Relações Interpessoais, Pintura e Artesanato, Saúde Mental, Atividade Física, Polifarmácia, Higiene do Sono e Pilates. As temáticas envolveram os diferentes aspectos da vida das pessoas idosas e foram desenvolvidas por meio de conversas e dinâmicas pelos acadêmicos, ou por um profissional expert na temática. Após o término de cada atividade foi realizada uma avaliação junto às pessoas idosas para verificar como as mesmas se sentiram e se era necessário rever a metodologia. A temática "Alimentação Saudável" foi abordada por meio de uma conversa sobre as classes de alimentos, os componentes nutricionais e a relação da alimentação com algumas doenças, e ainda a construção de um cartaz sobre a frequência do consumo de certos alimentos. A temática "Saúde do Homem e da Mulher" foi abordada pelos acadêmicos através de uma conversa sobre a higiene íntima, a importância dos exames de mama, Mamografia, Citopatológico, exame da próstata, uso de métodos contraceptivos, além de uma dinâmica com um dado com imagens e palavras que tivessem relação com as imagens do dado. A temática "Relações Interpessoais" foi abordada por uma Psicóloga a partir de uma conversa com os integrantes sobre suas relações com seus familiares, amigos e colegas de grupo. A temática "Pintura e Artesanato" foi feita através da realização de pintura em objetos de MDF e conversas durante a realização. A temática "Saúde Mental" foi abordada por uma Enfermeira especializada nessa área, por meio de uma conversa sobre o entendimento dos idosos acerca da Saúde Mental, bem como se sentiam e a construção de um cartaz representando o que seria a Saúde Mental. A temática "Atividade Física" foi abordada pelo Educador Físico da Estratégia de Saúde da Família, por meio de uma conversa sobre a importância da prática de atividade física e a realização de exercícios físicos. A temática "Polifarmácia" foi abordada por uma Farmacêutica, por meio de uma conversa sobre armazenamento correto dos medicamentos, ingestão correta, cuidados com o consumo de alguns medicamentos, entre outros. A temática "Higiene do Sono" foi abordada pelos acadêmicos através de uma conversa sobre o que seria a Higiene do Sono e sua importância para melhoria na qualidade do sono. A temática "Pilates" foi abordada por uma Fisioterapeuta, através de uma conversa sobre a importância e os benefícios do Pilates e a realização de exercícios de Pilates. Os participantes foram compostos por 10 pessoas idosas cuja idade variou de 60 a 85 anos. Após o término de cada ação os participantes avaliaram as atividades através de um instrumento que constava o nome da pessoa, data e as seguintes questões: "Adorou", "Satisfeito (a) e "Não gostou", além de um campo com sugestões para que os mesmos auxiliassem na escolha das próximas temáticas. A maioria das atividades foram avaliadas com a opção "Adorei", algumas com "Satisfeito (a)" e eles deram sugestões de outras atividades, como tricô, crochê, dia da beleza e mais atividade física, que possam ser realizadas nos encontros. Conforme relato dos participantes sobre as atividades desenvolvidas: "Eu espero toda quinta-feira chegar para ir no projeto, ligo para os meus parentes avisando e mando meu neto no postinho para saber se vai ter", "As atividades são muito importantes para nós termos um lugar de conversa e de aprender coisas novas", "As atividades nos ajudam a cuidar da nossa saúde e das pessoas que conhecemos". Destaca-se que os grupos para pessoas idosas surgem como uma contribuição para auxiliar as pessoas idosas a desfrutarem de um envelhecimento saudável, ativo e com mais qualidade de vida. Através dos relatos percebe-se que as ações têm um impacto positivo e contribuem de forma significativa na vida dos participantes, pois as atividades proporcionam aprendizado, interações sociais, aquisição de novas amizades, trocas de experiências, auxiliam na promoção do autocuidado, ajudam a reduzir a solidão e elevar a autoconfiança, reforçar princípios e valores, aumentar a integração com os familiares, melhorar a autoestima, promover suporte social, incentivar hábitos mais saudáveis e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Quanto aos estudantes envolvidos, o projeto proporciona aprendizado adicional e enriquece sua formação acadêmica e profissional, ajudando-os a desenvolver valores éticos, respeito e consciência social. Ademais, as ações do grupo de extensão desempenham, indiscutivelmente, um papel fundamental na sensibilização dos estudantes de enfermagem para as necessidades das pessoas idosas. Ao promover uma abordagem interdisciplinar, capacita-os a criar intervenções que visam não apenas um envelhecimento ativo, mas também uma vida mais digna e com qualidade. Outro fator importante é a integração entre a universidade com a sociedade, sendo este um ponto importante da universidade federal. A participação dos profissionais da atenção primária junto às ações é primordial, pois eles são os principais protagonistas no que refere-se ao cuidado junto à população idosa. Neste sentido, as ações auxiliam para que os mesmos adquiram mais conhecimento sobre o processo de envelhecimento e possam planejar ações eficazes e direcionadas à promoção da saúde desses indivíduos. O projeto de extensão ao proporcionar uma visão mais completa das demandas da população idosa, pode servir como base para a criação de novas políticas públicas que objetivem aprimorar as condições de vida e elevar a qualidade de vida desses indivíduos, preenchendo lacunas existentes e promovendo um impacto duradouro na sociedade.