O trabalho em relevo trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, tendo como disparador a atuação imediata da equipe multidisciplinar de docentes-assistenciais de enfermagem (Yanna Rody), odontologia (Lívia Oliveira), medicina (Suelen Gonçalves) e da equipe multiprofissional (Sirlene Inacio) pós desastre ambiental no município de Mimoso do Sul - ES, onde atuam.
O município situa-se ao Sul do Estado do Espírito Santo, possui aproximadamente, 24.475 mil habitantes, conta com 11 equipes de Estratégia de Saúde da Família e passou recentemente por um desastre ambiental causado por intensas chuvas em 22 de abril de 2024, afetando integralmente os munícipes. A forte chuva ocorrida encobriu boa parte do município de Mimoso do Sul deixou 18 mortes. Das 11 onze Unidades de Saúde, foram destruídas 06, sendo 05 delas localizadas na região urbana. Sob essa perspectiva, este trabalho visa discorrer sobre as intervenções e colaborações dos docentes-assistenciais frente aos eventos de emergências e desastres.
O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) atuou no atendimento e acolhimento às vítimas e na organização do processo de trabalho através dos profissionais que atuam no provimento deste programa. O componente de Provimento e Fixação de Profissionais é resultado da cooperação entre o Estado pelo ICEPi (Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e inovação) e Municípios do Espírito Santo e desenvolve ações voltadas para a Estratégia de Saúde da Família e foi fundamental diante da gravidade.
A docente-assistencial médica atuou diretamente em Mimoso do Sul na primeira semana após o desastre. Com o apoio dos três profissionais participantes médicos de Mimoso do Sul e uma de Muqui. A colaboração inicial foi em apoio à gestão municipal, juntamente gestor do município Muqui, para planejamento visando a reestruturação do serviço de saúde. Além disso, a profissional médica atuou no atendimento domiciliar, para buscar dados do território e na organização dos medicamentos doados juntamente com a docente assistencial em odontologia que cuidou de demandas de suporte à Secretaria Municipal de Saúde e atendimentos domiciliares das urgências odontológicas juntamente com os profissionais participantes da odontologia. Coube à docente-assistencial de enfermagem a realização de visitas domiciliares para levantamento de pacientes com necessidade de receitas para a aquisição de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas. Seu objetivo foi, também, identificar pacientes com suspeita de leptospirose, além de mapear famílias que precisavam de alimento. A docente assistencial multiprofissional juntamente da equipe do município de Muqui, realizaram o matriciamento e planejamento das ações junto aos profissionais participantes, contribuíram na limpeza do setor de Fisioterapia que atende ao município, organização e dispensação dos insumos e materiais para às vítimas, acolhimento através dos profissionais psicólogos e assistentes sociais. Já os profissionais farmacêutico e fisioterapeuta atuaram realizando a dispensação de medicamentos. Já na segunda semana após as fortes chuvas, as três docentes-assistenciais do ICEPi se dividiram em trabalhos remotos com os seus respectivos profissionais assistentes atuantes.
Este relato evidencia o quanto é essencial a atuação de uma equipe interdisciplinar nos serviços de saúde e atendimentos relacionados frente a vítimas de desastres ambientais.