DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS PELO INSTAGRAM DA LIGA ACADÊMICA DE PATOLOGIA ORAL E MAXILOFACIAL (LAPOM)

  • Author
  • Gabrielli Nunes Mendes
  • Co-authors
  • Échiley da Silva Rios , Mateus Zilch Scheuermann , Kívia Linhares Ferrazzo , Cristiane Cademartori Danesi
  • Abstract
  •  

    Nas últimas décadas, ocorreram contínuos e acelerados avanços na tecnologia. Nesse sentido, a popularização de dispositivos eletrônicos permitiu a circulação veloz e disseminada de informações. Porém, a inserção de conteúdos enganosos - as chamadas “fake news” - nas plataformas tecnológicas é uma realidade comumente encontrada, especialmente no ambiente das redes sociais. Por conseguinte, é essencial que ocorra a disponibilização de informações de qualidade e o combate à disseminação de mentiras, de modo a utilizar o espaço virtual de forma adequada. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar as atividades realizadas pelos ligantes da Liga Acadêmica de Patologia Oral e Maxilofacial (LAPOM) do curso de odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na administração de um perfil do instagram na qual são disponibilizados conteúdos relacionados à área de patologia. Para tanto, foi criado um setor específico para coordenar as mídias da liga acadêmica, atuando no desenvolvimento de conteúdos em formato de posts ou stories do instagram por meio do aplicativo “Canva”, o qual permite a criação de conteúdos digitais gratuitamente. As informações foram selecionadas a partir de livros didáticos, artigos e outras fontes de evidências científicas e, posteriormente, passavam por uma minuciosa avaliação de todos os membros ligantes a fim de garantir que o conteúdo fosse abordado da melhor maneira possível. As publicações foram realizadas com a finalidade de democratizar o acesso aos conhecimentos relacionados a área da patologia oral e maxilofacial, os quais muitas vezes ficam restritos aos acadêmicos do curso de odontologia e não ultrapassam as dependências da universidade para alcançar outros estudantes, e disponibilizá-los nas redes sociais de maneira acessível, gratuita e conectada com as novas formas de consumo de informações. Além disso, a organização das informações foi realizada seguindo uma ordem lógica para o melhor aproveitamento dos materiais conforme os posts foram sendo realizados com frequência semanal. Com isso, foram obtidos resultados satisfatórios no que tange ao engajamento do público com as postagens e ao formato com o qual os posts foram desenvolvidos. Nesse contexto, visto que muitos dos seguidores do perfil possuem cotidianos intensos e pouco tempo livre, a rapidez e fluidez proporcionada pela produção de conteúdos sintetizados a informações extremamente relevantes e banhados por imagens didáticas que tornam a leitura mais agradável foi uma estratégia extremamente eficaz e que permitiu um alcance significativo. O enfoque principal foram patologias e maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente cada uma delas; o câncer de boca, por exemplo, é uma doença que pode deixar sequelas muito graves e até mesmo ser fatal, sendo realizadas várias postagens sobre essa temática na oportunidade do Maio Vermelho, o mês de prevenção ao câncer de boca. Ademais, estatisticamente, o painel profissional da conta citada, apresenta dados relevantes que reforçam a importância de canais comunicativos baseados em evidências científicas em uma linguagem acessível, ilustrativa e rápida. Essas informações foram verificadas no dia 30 de maio de 2024. Nos 30 dias anteriores a essa análise, 2,3 mil novas contas foram alcançadas, isso representa um aumento de 269% em comparação com o mesmo tempo anterior. Vale ressaltar que o perfil teve um aumento de 208,8% em relação às contas com engajamento, representando o número de 349 usuários, sendo Santa Maria a cidade com maior expressão, quase 75% do público. Obteve também, o marco de 19% a mais de seguidores, porcentagem essa que reflete 93 novas pessoas acompanhando o perfil. Nesse período, foram publicados 89 conteúdos, entre stories e postagens no feed principal. A publicação com maior engajamento foi o post a respeito da divulgação do “Webinário Interligas - Maio Vermelho", que conta com mais de 270 curtidas, 180 comentários, 250 compartilhamentos e 25 marcações como publicação salva. Esse conteúdo alcançou 1211 contas, sendo 71% do público não seguidor do perfil. Além do mais, 2288 contas foram alcançadas entre os dias 30 de abril de 2024 e 29 de maio de 2024. Representando esse número, o público é diverso; há predominância de usuários de Santa Maria, representando 74,2%, todavia, cidades como Pelotas, São Pedro do Sul e Porto Alegre dividem o restante da porcentagem usufruindo dos conteúdos disponibilizados. No que se refere ao número total de seguidores, que compreende mais de 580 usuários. Além disso, 70,6% dos seguidores do perfil são mulheres, refletindo a baixa adesão do público masculino. Quanto às faixas etárias dos seguidores do perfil, a distribuição ocorreu da seguinte forma: de 13 a 17 anos (0,5%), 18 a 24 anos (44,9%) ,25 a 34 anos (37,6%), 35 a 44 anos (8,2%), cerca de 5,5% de 45 a 54 anos, 55 a 64 (2,4%) e 65 anos ou mais, 0,6%. As localizações predominantes são cidades no estado do Rio Grande do Sul, como Santa Maria que obtém 66,4% do público, seguida por Porto Alegre (1,7%), Alegrete (1,2%) , Pelotas (1%) e Santiago (1%). Nesse sentido, trata-se de um trabalho complexo, pela responsabilidade de verificar várias fontes, garantir a qualidade dos materiais e torná-los acessíveis e compatíveis com o meio digital. Porém, paralelamente, torna-se  uma dinâmica satisfatória e que propicia resultados palpáveis, capazes de promover impactos diretos na vida de estudantes e profissionais da área da odontologia - vidas podem ser salvas quando profissionais possuem acesso a formação continuada e conhecimentos seguros, que muitas vezes pode ser tão simples que cabem em uma tela de celular por meio de um post do instagram. Outrossim, destaca-se a importância da presença das universidades também no meio virtual, aproximando-se cada vez mais dos novos meios de comunicação e adaptando-se aos novos mecanismos de compartilhar conhecimento e, até mesmo, de combater a desinformação e propagação de fake news. A experiência vivenciada pelos ligantes da LAPOM ao utilizarem as mídias sociais como ferramenta para democratizar o acesso ao conhecimento baseado em evidências científicas também colaborou para o aprimoramento das habilidades dos membros ligantes, como o gerenciamento de conteúdos de páginas virtuais, o uso de ferramentas de imagem e de criação de elementos gráficos e o entendimento das diretrizes e normas que abrangem as publicações e conteúdos compartilhados. Diante disso, ressalta-se que tanto os alunos organizadores como o público de seguidores são beneficiados por essa iniciativa. Portanto, é necessário que mais grupos de pesquisa e ligas acadêmicas desenvolvam conteúdos para serem publicados nas redes sociais, de modo a instigar o pensamento crítico e o desenvolvimento da sociedade a partir de informações de qualidade.

  • Keywords
  • Patologia oral, mídias sociais, educação, tecnologia
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back