Introdução: A Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é muito importante para garantir os serviços de emergência médica no território brasileiro. Dessa forma, será abordada uma experiência acerca da gestão, infraestrutura, normas e funcionamento da Central do SAMU, com o objetivo de oferecer um entendimento abrangente e crítico sobre a sua responsabilidade no sistema de saúde pública. Através deste relato, busca-se identificar os entraves enfrentados e as condutas efetivas, destacando alguns elementos como a eficiência operacional, as instalações e equipamentos do local, a fiscalização de regulamentações e a qualidade do atendimento que é prestado à população. Nesse contexto, espera-se contribuir para a evolução contínua do serviço e levantar discussões que possam levar a melhorias significativas na gestão e operação do SAMU. Diante disso, foi realizada uma avaliação acerca da gestão do SAMU, onde será compartilhada através dos conhecimentos adquiridos para profissionais e estudantes da saúde. Desenvolvimento: A visita técnica à Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na zona sul da cidade de Manaus - Amazonas, foi realizada no dia 13/05/2024 e teve como intuito principal o conhecimento das etapas que o chamado de socorro percorre até a prestação de serviços efetiva. Em relação à organização, existem 11 bases descentralizadas, uma delas sendo fluvial. Em relação à organização, existem 11 bases descentralizadas, uma delas sendo fluvial. Ainda, sobre o transporte, o SAMU conta com 34 SPS (Suporte de Primeiros Socorros), 7 USAS (Unidade de Suporte Avançado), 16 motos e 2 lanchas para suprir as necessidades do território nas vias terrestre e fluvial. Outrossim, o financiamento é feito a partir de uma divisão tripartite entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, porém o percentual da parcela municipal torna a prefeitura a maior contribuinte. Em relação à equipe atuante, 950 são funcionários públicos pela SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde) e aproximadamente 1000 servidores, telefonistas e rádio operadores são terceirizados. A unidade conta com tais setores: departamento de trabalho, gerência técnica, gerência de administração e logística, gerência de tecnologia de regulação, centro de transporte, gerência de enfermagem, serviço de avaliação dos funcionários, supervisão, central de regulação, SOS Vida, farmácia, almoxarifado, além do setor de qualidade de vida.
Um dos componentes essenciais do SAMU é a central de regulação, responsável por receber, triar e coordenar chamadas de emergência, tornando-as funcionais e eficazes quanto à utilização dos recursos médicos e a resolubilidade das demandas. As chamadas são recebidas e passam para um médico regulador, o qual colherá a anamnese e fará uma triagem, avaliando a gravidade, a natureza e a necessidade de assistência médica da emergência. Posteriormente o rádio operador realiza a liberação de cada ambulância de acordo com a gravidade e localização da emergência, seguindo um sistema de gestão das rotas para aprimorar ainda mais a prontidão dos serviços de transporte. Assim, em meio a alta demanda dos serviços de atendimento móvel e a escassez de recursos, são estabelecidas prioridades, mediante a gravidade do quadro. Pacientes que sofrem algum tipo de trauma apresentam-se como maior prioridade, seguidos de pacientes com demandas psicológicas e, por fim, aqueles que necessitam de transferência.
Além disso, faz-se relevante citar que, para melhor gestão e planejamento, são realizados encontros semanais, visando que cada setor exponha as necessidades que devem ser melhor atendidas. No que tange ao planejamento anual, a Programação Anual de Saúde é realizada em conjunto com a SEMSA e objetiva anualizar as metas do Plano de Saúde e propor melhorias de acordo com o surgimento de novas necessidades.
Dessa forma, notou-se a importância da fluidez no processamento do chamado de socorro para que o atendimento seja rápido e eficiente e do direcionamento de capital para o devido funcionamento do SAMU, tendo em vista os princípios da gestão estratégica estudados nas aulas teóricas da disciplina de Saúde Coletiva. Resultados: Com isso, os principais efeitos percebidos envolveram o desenvolvimento pessoal e profissional adquiridos durante a visita. Os esclarecimentos a respeito do processo utilizado no atendimento aos pacientes que necessitam do SAMU e a logística integrada para a melhor eficácia da resposta e tratamento a eles, constatou-se que há a grande necessidade de se realizar cada vez mais cursos de especialização de forma recorrente na vida dos profissionais da saúde de maneira geral. Além de mostrar a necessidade do trabalho em equipe, principalmente, nesses casos em que a vida das pessoas está vulnerável, pois ao se observar que cada etapa do atendimento do SAMU passa por diversos profissionais, há a necessidade de um alto nível de organização e cooperação entre eles para que seja feita de maneira eficaz. Observou-se que a experiência foi capaz de contribuir com o aprendizado da dinâmica emergencial que o SAMU oferece, especificando as características que o profissional precisa desenvolver para atuar nesse setor. Além disso, pode-se avaliar a atuação da gestão quanto ao financiamento, estratégias, organização e capacitação dos profissionais. Sendo assim, foi possível observar a distribuição dos recursos e dos profissionais para cada área de assistência emergencial e a distribuição das unidades que ocorre conforme demanda populacional, garantindo rapidez no tempo resposta na região. Posto isso, a utilização de estratégias e recursos disponíveis atrelados à uma boa gestão são fatores cruciais para o SAMU oferecer um serviço eficiente e de qualidade. Apesar das dificuldades, como a carência de ambulâncias, macas retidas nos hospitais e veículos antigos, o SAMU segue sendo o serviço emergencial referência e com reconhecimento internacional de tempo resposta de excelência. Por fim, foi possível observar que uma contínua capacitação dos profissionais, implementação de tecnologias e melhoria dos recursos são necessários para a manutenção da eficiência. Considerações Finais: O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência é um elemento vital na rede de saúde da capital amazonense e se destaca pela sua sólida infraestrutura e eficiente logística, contando com uma equipe treinada e sistemas de comunicação avançados que garantem um atendimento ágil e eficaz à população, especialmente aos grupos vulneráveis. Apesar dos seus méritos, o sistema ainda enfrenta desafios durante os períodos de alta demanda. Para lidar com essa sobrecarga, é essencial que o SAMU receba investimentos adicionais para melhorar os serviços em áreas remotas de Manaus e expandir sua frota em comunidades com elevado número de chamados. Alinhado com as metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde, o aprimoramento do SAMU não só beneficiará a estrutura e condições do serviço, mas também atenderá às necessidades emergentes da sociedade. Nesse sentido, a colaboração entre os gestores do SAMU e acadêmicos desempenha um papel crucial, tendo em vista que através de pesquisas e projetos universitários, é possível identificar e ajudar a solucionar os desafios enfrentados pelo serviço. Além disso, a visita técnica ao SAMU desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes ao proporcionar uma oportunidade única de vivenciar na prática os desafios e processos operacionais do serviço de atendimento de urgência, permitindo aos estudantes a compreensão da complexidade do trabalho realizado, além do incentivo ao desenvolvimento em habilidades práticas e interpessoais essenciais para a atuação nesse campo.