APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: A execução de aulas práticas é imprescindível e insubstituível para o processo de formação acadêmica, visto que permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em conjunturas e contextos reais, de forma a fortalecer o processo de aprendizagem e a solidificar a formação do futuro profissional de saúde. No que diz respeito a Enfermagem no Centro Cirúrgico (CC), vários aspectos são abordados em aulas teóricas, tornando-se necessário o aprofundamento prático desses conteúdos. O objetivo deste trabalho é relatar a vivência e os aprendizados adquiridos durante aulas práticas no CC. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, durante aulas práticas no CC de um hospital público de Maceió. RESULTADOS: As aulas práticas no CC possibilitaram às acadêmicas a experiência de conhecer a unidade e de realizar procedimentos como escovação de mãos e antebraços, e antissepsia de pele e mucosas do paciente. No contexto inicial, foi realizada uma visita técnica, com a finalidade de conhecer as instalações e o fluxo de cirurgias. Foi possível identificar as áreas que pertencem ao CC e que se caracterizam pelo grau de necessidade de paramentação e cuidados para não haver contaminação, sendo: área não restrita: compreende corredor de entrada, secretaria, vestuário e copa; área semi-restrita: com sala de recuperação pós-anestésica, corredores internos, salas de estar e descanso e de preparo do material; área restrita: como lavabo e salas de operação. Em cada área, foi abordado sobre a importância e os equipamentos que as compõem. Observou-se, também, a presença de uma sala de indução, na qual ocorre a aferição de sinais vitais, confirmação de exames pré-operatórios, confirmação e preenchimento de documentos e indução anestésica quando indicado. Além disso, houve a visualização e o estudo do quadro com mapa cirúrgico, em que se observou a presença de horários, terminologias cirúrgicas e cirurgiões responsáveis pelos procedimentos. Em um segundo momento, foi realizada a prática de escovação de mãos e antebraços, na qual a docente responsável supervisionou as acadêmicas na realização, descrevendo o procedimento e sua importância. Por fim, as acadêmicas tiveram a oportunidade de realizar a antissepsia do paciente, que ocorreu em três etapas, utilizando materiais como: luva, gaze e compressas estéreis, além de clorexidina degermante, clorexidina alcoólica, pinça Cheron, cubas rim e redonda, bem como mesa Mayo, com o objetivo de preparar a pele para o ato operatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as aulas práticas no CC proporcionaram uma valiosa experiência de aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real, enriquecendo significativamente a formação acadêmica das estudantes de Enfermagem. Essa vivência não apenas fortaleceu o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais, mas também contribuiu para uma compreensão mais profunda acerca de biossegurança, antissepsia e assistência a pacientes cirúrgicos, além de despertar uma maior necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos.