Introdução: A promoção da saúde plena para os brasileiros é um desafio para os profissionais da saúde frente às diferentes realidades existentes no país. Dessa forma, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm papel importante por trabalharem colhendo dados da população e, portanto, conhecendo a conjuntura prevalente de perto. Para a formação adequada dos profissionais da saúde, é essencial que os estudantes tenham contato com o máximo de cenários possíveis, o que inclui contextos de maior vulnerabilidade social. Sendo assim, as visitas domiciliares realizadas por acadêmicos de medicina acompanhados pelos ACS representam uma estratégia valiosa na formação dos futuros profissionais de saúde, visto que estas visitas permitem que os estudantes entendam melhor a realidade das pessoas, a dinâmica das comunidades e o papel dos ACS na promoção de saúde. Além de desenvolverem habilidades fundamentais à prática médica, como a comunicação, a empatia e a humanidade. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina nas visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde, ressaltando os benefícios dessa integração. Método: Os discentes de uma instituição privada de ensino superior, durante o curso da disciplina Prática em Saúde Coletiva I estiveram presentes em uma comunidade na região centro-sul de Belo Horizonte. Durante as aulas, os acadêmicos acompanharam os ACS em duas visitas domiciliares. Os profissionais têm como função a promoção da saúde, principalmente dentro das populações com maior grau de vulnerabilidade, mediante reconhecimento das necessidades do território e realização de atividades educativas para mitigação das dificuldades enfrentadas. Assim, nas visitas realizadas, os acadêmicos andaram pela comunidade com os ACS, entrando em casas específicas buscando colher dados dos residentes, como quantidade de moradores, profissão e escolaridade, a fim de se traçar o perfil dessas pessoas, entendendo seus hábitos de vida e reconhecendo condições de saúde preexistentes. Ademais, os alunos ajudaram na averiguação sobre acompanhamento médico frente às determinadas circunstâncias, por meio de perguntas sobre como estava sendo a progressão do tratamento da enfermidade e se o morador estava utilizando algum medicamento. Resultados: As visitas domiciliares proporcionaram uma compreensão mais profunda acerca das condições sociais e econômicas que influenciam a saúde dos usuários. O contato direto com as condições de vida das famílias e o trabalho colaborativo com os agentes comunitários de saúde permitiram aos estudantes desenvolver competências fundamentais para a prática médica, assim como adquirir uma maior compreensão sobre o papel dos ACS dentro da atenção primária à saúde. Ademais, os acadêmicos relataram um fortalecimento do vínculo entre eles e a comunidade como também um aprimoramento de suas habilidades técnicas e comunicativas. Conclusão: A experiência dos acadêmicos de medicina nas visitas domiciliares com os ACS se mostrou extremamente enriquecedora, proporcionando um aprendizado prático e humanizado, essencial para a formação de profissionais de saúde mais sensíveis e familiarizados com a realidade dos pacientes.