CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS NO CENTRO CIRÚRGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Aryane Maria Claudino de Oliveira Rocha
  • Co-authors
  • Savia Nobre de Araújo Dórea
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: O Centro Cirúrgico (CC) apresenta-se como um setor de alta complexidade e risco dentro da organização hospitalar, sendo caracterizado como um ambiente dinâmico, imediatista e imprevisível no qual envolve vários processos de trabalho que garantem a realização dos procedimentos cirúrgicos e anestésicos de maneira segura e resolutiva à demanda do paciente. Nesse sentido, dentre os profissionais que atuam nessa área, destaca-se a assistência da equipe de enfermagem, tendo como atribuições as atividades de gestão de pessoas, fluxo de pacientes, materiais, equipamentos, instrumentais e realização de procedimentos. Dessa forma, a enfermagem tem papel relevante frente a prevenção de erros e promoção da segurança do paciente submetido à cirurgia. Com isso, o objetivo do trabalho é relatar a experiência de uma acadêmica de Enfermagem nas práticas de CC e descrever as contribuições dessa vivência para o processo de ensino e aprendizagem. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:  Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por uma acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, durante o módulo de CC vinculado à disciplina de Bases para Intervenção de Atenção na Saúde IV (BIAS IV).  RESULTADOS: A experiência da prática da assistência de enfermagem no ambiente cirúrgico consistiu na observação da dinâmica do setor no que tange às atividades exercidas pelos enfermeiros (gerencial e assistencial) e técnicos de enfermagem (estes enquanto na função de circulantes, instrumentadores e auxiliares de anestesia), normas, os materiais e equipamentos necessários para a realização das cirurgias e quais cirurgias são ofertadas pelo hospital. Além disso, foi possível acompanhar de maneira minuciosa a atuação da enfermagem no papel de contribuinte nos procedimentos realizados, compreendendo funções como a organização das salas de cirurgia, preparação do paciente, disponibilização e funcionalidade dos materiais e equipamentos, bem como o registro das cirurgias e dos insumos utilizados durante o procedimento e checklist de cirurgia segura. Ademais, com a prática foi possível desenvolver atividades como a escovação cirúrgica das mãos, antissepsia e posicionamento do paciente, entendendo técnicas e cuidados necessários, além de auxiliar na reposição de materiais durante a cirurgia e compreender a recuperação pós cirurgia. Dessa forma, ao decorrer das aulas práticas, observou-se a importância desses momentos e ensinamentos para a formação, visto que possibilitou a correlação entre a teoria e a prática, contribuindo no processo de aquisição de conhecimento, percepção da atuação profissional, ao passo que permitiu o desenvolvimento de novas habilidades para o processo do cuidado prestado ao paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As aulas práticas em campo no CC possibilitaram a acadêmica a obtenção de novos ensinamentos e aprendizado, estimulando o raciocínio clínico, técnico e prático em um nível de assistência mais alto e complexo. Essas experiências realizadas são de fundamental importância, uma vez que proporcionam ao estudante o enriquecimento na formação profissional. Dessa maneira, a vivência permitiu o desenvolvimento de valores como: responsabilidade, empatia e compromisso com a assistência ao paciente, à medida que auxiliou para uma formação profissional mais capacitada para atender as demandas exigidas do setor de forma eficiente e qualificada.

  • Keywords
  • Aprendizado, Centro Cirúrgico, Ensino.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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