Introdução: A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por mudanças significativas no desenvolvimento físico, psicológico e social dos jovens, compreendida entre os 12 e 18 anos, conforme delineado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este período é crucial, pois os adolescentes estão desenvolvendo suas características relacionadas à puberdade e enfrentando desafios emocionais e sociais. Nesse contexto, a escola desempenha um papel essencial não apenas como local de aprendizado, mas também como ambiente de acolhimento e segurança. É nesse cenário que se insere o projeto de extensão Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado, vinculado a uma universidade pública estadual do Rio de Janeiro, que visa a promoção da saúde e o bem-estar dos adolescentes escolares por meio da escuta ativa e qualificada de suas necessidades de saúde. Objetivo: Implementar práticas de escuta ativa e qualificada para identificar e responder às necessidades de saúde dos adolescentes escolares, a partir de ações de um projeto de extensão Universitária. Metodologia: Relato de experiência de ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de cuidado em duas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, cujo público-alvo são adolescentes de 12 a 18 anos. As atividades são pautadas no acolhimento humanizado. A identificação de necessidades ou grupos de promoção da saúde realizados. As acões são planejadas com a gestão dos cenários escolares e os dados dos atendimentos são analisados qualitativamente para ajuste das práticas de cuidado realizadas. Através da escuta empática e do acolhimento humanizado, o projeto busca criar um ambiente seguro e de confiança onde os jovens possam compartilhar seus sentimentos e preocupações, facilitando a detecção precoce de necessidades de atenção e cuidado. Resultados: As ações do projeto têm gerado resultados significativos ao integrar docentes, estudantes de graduação, profissionais da saúde e da educação no ambiente escolar, permitindo uma abordagem ampliada das necessidades de saúde dos adolescentes. Através da escuta ativa e qualificada busca-se estreitar o diálogo, a construção de vínculo e identiticação de rede de apoio, na perspectiva de garantir o suporte necessário as demandas dos adolescentes. A prática de consultas de enfermagem mais humanizadas tem revelado as causas subjacentes de diversos situações-problemas apresentados pelos jovens, promovendo um entendimento das condições limites que enfrentam e viabilizando intervenções que se aproximam das suas realidades sociais. Além disso, a criação de um ambiente acolhedor e de confiança tem facilitado a expressão dos sentimentos dos adolescentes, contribuindo para a construção de vínculos fortes e uma rede de apoio efetiva dentro da escola. Conclusão: O projeto Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado evidencia a importância crucial da escuta ativa e qualificada na promoção da saúde dos adolescentes no ambiente escolar. A abordagem empática e humanizada, que inclui a participação ativa da universidade e de diferentes setores e profissionais, tem se mostrado relevante na identificação precoce e na intervenção sobre os problemas enfrentandos pelos adolescentes. Na prática a escuta ativa e qualificada no cenário escolar emerge como uma ferramenta de baixo custo e essencial para compreensão das demandas de cuidado e melhoria do bem-estar dos adolescentes. A escola deve consistir num espaço seguro e de cuidado integral e as atividades de extensão cujo foco são a promoção da saúde e prevenção de doenças neste espaço devem podem e devem ser oportunizadas para garantir maior escuta e atenção as necessidades de saúde dos adolescentes.