DIÁLOGOS E SABERES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES NO CLIMATÉRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Raiane Santos
  • Co-authors
  • Darlyane Antunes Macedo , Deisicleia Sousa Silva , Jamille Souza Silva
  • Abstract
  •  

    INTRODUÇÃO: Segundo a OMS, o período climatérico, que ocorre por volta dos 40 a 65 anos, ocasiona mudanças significativas no corpo da mulher, marcando a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo. Durante essa fase, as mulheres enfrentam mudanças hormonais, que podem resultar em manifestações de sintomas. Esse processo de transformações é comum nesta fase, e pode influenciar significativamente na qualidade de vida desse público, uma vez que essas mulheres enfrentam momentos de desafios como preocupações intensas, tristeza, ansiedade exacerbada, irritabilidade, dificuldade para dormir e medo do envelhecimento juntamente com a sensação de inutilidade. Com isso, é necessário assegurar que essas mulheres ao longo de suas vidas tenham uma assistência à saúde e um acompanhamento juntamente com os profissionais de saúde, com o objetivo de contribuir para a redução de complicações. Diversas intervenções são utilizadas, incluindo as terapias hormonais, ou tratamentos não farmacológicos. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na educação em saúde acerca do período climatérico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o evento Arraiá da Mió Idade, realizado na Unidade Básica de Saúde, no interior da Bahia. A ação foi realizada por acadêmicos de enfermagem do sexto semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no projeto de extensão “ações de educação em saúde para mulheres – uma prática extensionista acerca do climatério e qualidade de vida” em junho de 2023. Dentre as atividades realizadas, destaca-se o stand de maneira característica da UBS, a fim de promover destaque e aproximar a comunidade da equipe de saúde. Ademais, foram realizadas orientações, empregando uma linguagem acessível, onde foi explicado: o que é climatério; sinais e sintomas; como é feito o diagnóstico; suas formas de tratamento; medidas de prevenção; orientação quanto a questão da sexualidade e alimentação. Durante esses momentos contou-se, com o apoio de materiais como folder e cartilha desenvolvida pelo projeto de extensão para auxiliar nas demonstrações, além de brindes para as participantes, doados pela orientadora do projeto. Como ação, propôs-se esclarecer as dúvidas das participantes, orientações para melhorar a qualidade de vida e o autocuidado. Para realização, houve preparo das discentes pela universidade, além do levantamento de materiais necessários. RESULTADOS: Durante a realização das as ações do projeto de extensão realizadas, houve adesão do público-alvo, em que ficou evidente que as mulheres de meia-idade têm déficit de conhecimentos sobre a temática climatério, assim como este período impacta na qualidade de vida física, emocional e sexual. Além disso, foi notável que as mulheres têm muitas dúvidas relacionadas ao climatério/menopausa e que necessitam de informações sobre este momento que estão vivenciando. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, que o presente relato evidencia a necessidade de ampliar a educação em saúde, para a saúde da mulher em todo seu ciclo vital. Além disso, é crucial aderir estratégias que visam reduzir a sintomatologia ocasionado pelo climatério e melhorar a qualidade de vida das mulheres climatéricas. Como resultado deste estudo, espera-se que que haja ampliação do conhecimento e informações para estas mulheres.

     

  • Keywords
  • Climatério, Saúde da mulher, Assistência Integral á Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back