A INTERFACE DE MÚLTIPLOS SABERES E O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA DURANTE O PROCESSO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA AS EQUIPES DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

  • Author
  • Simone da Silva Oliveira
  • Co-authors
  • Deivson Rodrigo dos Santos Souza , Layse Kelle Silva Lírio , Antônio Carlos Estrela de Araújo , Rogério Dourado Souza , Elissa Ingrid Ketiane de Medeiros , Hemilly Kathielen Lima Nascimento , Moacir Lira de Oliveira , Silvia Maria Silva Telles
  • Abstract
  •  

    O Atendimento Pré-hospitalar Móvel garante o acesso do usuário a uma rede hierarquizada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), solicitando para tanto um reconhecimento rápido pela equipe, dos agravos de diversas naturezas que podem provocar sofrimento ou até mesmo óbito. O desenvolvimento de habilidades e a aproximação do conhecimento teórico/prático são ferramentas indispensáveis para o atendimento em cenários de rua, que exige a atuação das equipes que integram as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Para tanto, o uso da simulação realística, como ação educativa e metodológica, considera a possibilidade de erros e oportuniza intervenções de um mediador, no sentido de correção das falhas detectadas, pontuando melhorias a serem adotadas para a condução clínica. Objetiva-se descrever a experiência com a condução das ações educativas, através da simulação realística, para os profissionais que irão atuar no SAMU 192, atendendo ao processo de implantação do serviço na Região de Ribeira do Pombal/BA. Trata-se de um relato de experiência de cenários estruturados, através da simulação realística, com prática em laboratório de simulação da Faculdade de Medicina, situada no município de Alagoinhas e em salas montadas para a ocorrência das estações. As equipes atenderam a um cronograma construído e com execução entre os meses de Janeiro e Abril do ano de 2024.Para a atividade, 15 municípios foram contemplados, totalizando um número de 201 profissionais oriundos e não oriundos da área da saúde, treinados em medidas de Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida, através de temáticas requisitadas pela Portaria 2048 de 05 de novembro de 2002 e balizadas por diretrizes e guidelines atuais: Urgências clínicas no paciente adulto; Atendimento inicial ao politraumatizado/Restrição de movimento da Coluna/Incidente com Múltiplas Vítimas; Urgências clínicas na criança; Emergências Obstétricas e Emergências Psiquiátricas. Para a abertura dos Cenários utilizou-se como disparador casos construídos baseado em fatos reais, com uso de simuladores de média, alta fidelidade e vítimas vivas. As estações eram montadas pela equipe de suporte da Faculdade, através de um checklist de montagem, e conduzidas por facilitadores com expertise em simulação e prática assistencial no SAMU 192, após o desenvolvimento de habilidades previstas para os conteúdos teóricos. As vítimas vivas, participantes da estação de trauma, eram orientadas, maquiadas e interagiam no cenário, seguindo o comando dos facilitadores. Durante a condução dos cenários os profissionais que assistiram aos atendimentos das equipes voluntárias com composição multiprofissional, organizadas  por cores,  ficavam atentos à condução dos casos, para posterior discussão. Como condução do debriefing as equipes dialogavam sobre a ocorrência de erros; avaliavam as habilidades técnicas e exploravam o exercício da comunicação entre as equipes. Constatou-se que a simulação realística, através dos cenários de atendimento, possibilitou o desenvolvimento de práticas seguras, pelas equipes que irão tripular as Unidades Móveis. Destaca-se que a simulação realística foi uma estratégia que potencializou o processo de trabalho entre as equipes, a comunicação consistente entre os profissionais, o desenvolvimento de habilidades, bem como a educação interprofissional, visando a qualidade da assistência à saúde em situações de urgência e emergência.

     

     

     

  • Keywords
  • Simulação realística, Educação, Ensino, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back