Consulta de enfermagem no Cenário Escolar para Adolescentes: A experiência de um projeto de extensão

  • Author
  • Juliana de Moura Rodrigues
  • Co-authors
  • Bruno Santos Moreira , Nicolle Silva de Menezes , Thamiris Sales de Oliveira , Luciana Alves Paixão , Vitória chagas de Jesus , Amanda Beatriz da Silva Lima , Tarciso Feijó da Silva
  • Abstract
  • Introdução: A consulta de enfermagem, conforme a Resolução 7.498 de 1986, é uma atividade exclusiva da enfermeira que visa identificar situações de saúde-doença e implementar medidas de promoção e proteção à saúde. O projeto de extensão Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado está vinculado a uma universidade pública estadual e orienta atividades de ensino e extensão de graduandos de enfermagem em cenários escolares, dentre elas a consulta de enfermagem para adolescentes. Objetivo: Relatar a experiência de consulta de enfermagem para adolescentes realizada por graduandos de enfermagem vinculados a um projeto de extensão para garantia da saúde integral dos adolescentes e os desafios encontrados durante sua implementação. Metodologia: O projeto de extensão realiza ações em duas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Dentre as ações realizadas estão diagnóstico da situação social e de saúde, rodas de conversa, grupos de promoção da saúde, apoio técnico e consultas de enfermagem. As consultas são realizadas em dia e horário previamente estabelecidos e os adolescentes selecionados pela equipe do projeto a partir de escuta ativa e qualificada das suas demandas de cuidado. Durante a consulta, é utilizada uma ferramenta on-line construída no microsoft excel que orienta a anamnese, abordando temas como história pessoal e familiar, hábitos de vida, crescimento e desenvolvimento, uso de redes sociais, sexualidade, autoimagem, violência, racismo, saúde mental, uso de drogas, bebidas alcoólicas, entre outros. A ferramenta foi elaborada com base em normativas e literatura que dialoga com a vida e a saúde dos adolescentes. A abordagem visa criar um ambiente acolhedor para que os adolescentes se sintam confortáveis em relatar suas experiências, sempre assegurando a confidencialidade das informações. Resultados: Os adolescentes se sentem confortáveis e abertos a externar seus problemas diante de uma equipe aberta à construção de vínculo. Após a primeira consulta começam a ter a equipe do projeto como referência para sanar dúvidas e dialogar sobre temas do seu interesse. Os principais desafios identificados incluem incluem a dificuldade em organizar o tempo para realizar as consultas, devido à falta de planejamento institucional para ações voltadas para a promoção da saúde; a falta de um ambiente adequado para as consultas, levando a equipe do projeto a ter que buscar locais adequados para sua realização; organização das ações, considerando agenda de aulas e outras demandas da equipe do projeto; e frágil rede de apoio escolar para direcionamento das demandas de cuidado identificadas. Conclusão: Apesar dos desafios, as consultas de enfermagem proporcionaram aos estudantes momentos de escuta ativa, conversa e acolhimento, focando não apenas em questões patológicas, mas também no autoconhecimento e na promoção da saúde. As ações têm ajudado os adolescentes a obterem informações relevantes sobre o crescimento e o desenvolvimento saudável, possibilitando a identificação precoce das demandas de cuidado, além de está contribuindo para maior autonomia, tomada de decisão pautada na informação e reconhecimento do próprio bem-estar.

     

  • Keywords
  • Saúde do Adolescente; Serviço de Saúde Escolar; Integralidade em Saúde; Consulta de Enfermagem.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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