O programa Saúde na Escola (PSE), conforme o Ministério da Saúde, possui como finalidade contribuir com o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública da educação básica, por meio da articulação de profissionais da saúde da atenção primária e dos profissionais da educação. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de discentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Maria, atuantes de uma unidade de Estratégia de Saúde da Famíia (ESF), composta pelos núcleos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia em uma ação do Programa Saúde na Escola no Município de Santa Maria-RS, com alunos do 1 ao 4 ano de uma escola do ensino fundamental. A atividade foi realizada com crianças da educação infantil a fim de promover a educação em saúde quanto a hábitos e práticas de higiene pessoal por meio da metodologia ativa e lúdica. Para a ação utilizou-se uma boneca com ''bolinhas'' de EVA coloridas colado nas partes do corpo, produtos demonstrativos de higiene pessoal (shampoo,sabonete,escova e pasta de dentes,escova de cabelo,cotonete e cortador de unhas), além de um dado colorido que representava as partes do corpo da boneca. A dinâmica consistia na criança jogar o dado conforme a cor resultante, representativa das partes do corpo da boneca, ela tinha que demonstrar e explicar aos colegas como eram realizados os cuidados e quais produtos eram utilizados para higiene da parte escolhida. Após as demonstrações, eram realizadas orientações educativas quanto as formas corretas de higienização e a significativa importância de realizar tais cuidados em relação ao corpo. A ação desenvolveu-se em uma turma do 1 ano, três turmas do 2 ano, duas turmas do 3 ano e tres turmas do 4 ano. Ressalta-se que as atividades do programa saúda na escola ocorreram pela junção de turmas do mesmo ano, em que todas as crianças ficaram sentadas em forma roda, contribuindo para o compartilhamento de saberes já que quando alguma criança estava em dúvida em relação a que cuidado deveria ser realizado, a mesma poderia ser auxiliada pelos colegas. Enfatiza-se que foi possivel observar a escola como alircece apoiador da prática de educação em saúde, aproxiamando o profissional da saúde ás atividades escolares e favorecendo a crianção de vínculo com as crianças e o envolvimento dos mesmos na atividade proposta. Além disso, constituiu-se um espaço para o fornecimento de orientações, promoção de saúde e prevenção de doenças relacionadas ao tema de higiene pessoal. Ainda, pelo ação proposta ter sido executada por uma equipe multiprofissional auxiliou para uma atenção integral á saúde, já que permitiu a integração de conhecimento entre diferentes áreas. A escola é um ambiente que proporciona o melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas, competencias socioemocionais e senso crítico da criança contribuindo para a necessidade de colaboração de metodologias ativas que possibilitem a promoção do cuidado á saúde em sua forma integral. Por isso, ressalta-se a importância da realização de ações do Programa Saúde na Escola como instrumento facilitador da integração entre a escola e crianças com a ESF de referência no território.