Projeto de Extensão Cultura de Periferia para o Empoderamento e o Autocuidado em Saúde: relato de experiência

  • Author
  • Gisele Dhein
  • Co-authors
  • Bruna Fiorin , Maurício Fernando Nunes Teixeira
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O bairro Santo Antônio, do município de Lajeado/RS, recebe desde 2018 projetos extensionistas vinculados à Universidade do Vale do Taquari - Univates. Este trabalho busca apresentar o Projeto de Extensão Cultura de Periferia para o Empoderamento e o Autocuidado em Saúde (CPEAS), que, a partir da educação popular em saúde, realiza atividades com adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio. Por meio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, o CPEAS estrutura um processo acadêmico no qual o estudante voluntário se torna protagonista de sua formação e agente de transformação social, consciente de seus direitos e deveres, agregando a todos os envolvidos (KOCHHANN et al., 2018). Assim, os participantes do projeto se envolvem diretamente no planejamento e execução dos encontros realizados no território, com o objetivo de integrar conhecimentos para trabalhar a promoção em saúde. Desenvolvimento do Trabalho: O projeto promove ações de cuidado em saúde utilizando as manifestações culturais da comunidade como foco. Objetiva, ainda, o empoderamento e a autonomia dos jovens envolvidos no projeto. A cultura gera movimentação social, desperta consciências, promove transformações. Na periferia, a arte se torna caminho para a transformação, dando voz e unindo a comunidade. Assim, o CPEAS busca oferecer um espaço de socialização e educação popular em saúde no turno oposto, trabalhando questões como: promoção à saúde, permanência da escola, sexualidade, e temáticas que surgem como demanda dos estudantes e/ou da escola. O trabalho de cada temática identificada é feito não apenas da interdisciplinaridade, mas também através da arte e da cultura, buscando fortalecer o sentimento de pertencimento cultural e local dos estudantes. Atualmente o projeto trabalha com duas turmas do 8º ano e uma turma do 7º ano da Escola.  Resultados: As turmas são tradicionalmente escolhidas em conjunto com a escola, mas no ano de 2024 optou-se pela permanência do trabalho com as mesmas turmas no ano anterior, visando um trabalho longitudinal. Essa escolha perpassou os resultados positivos de 2023 com esses estudantes, que, segundo diagnóstico realizado, foi observado que o CPEAS contribuiu para o desenvolvimento de relações mais respeitosas entre os estudantes, aumento do repertório de vivências, bem como conhecimento sobre profissões e o funcionamento do ensino superior. Ademais, a escola também identificou que alguns estudantes retomaram o vínculo - que estavam com risco de evasão - e com o território (unidade de saúde). Visto os benefícios do projeto para estes adolescentes, optou-se pela continuidade do trabalho, visando seguir trabalhando o vínculo destes com a escola e com a comunidade. Considerações finais: A integração entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento da realidade da comunidade possibilita uma aprendizagem significativa aos voluntários, promovendo um trabalho interprofissional e desenvolvendo um papel essencial na vida dos acadêmicos, que colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Da mesma forma, a comunidade foco também se beneficia ao se empoderar deste aprendizado, provocando assim, mudanças sociais. Apesar disso, o maior desafio do CPEAS atualmente tem sido o baixo interesse de estudantes voluntários (da academia) que desejem participar do projeto e contribuir com seus conhecimentos. 

  • Keywords
  • Extensão, Educação Popular em Saúde,
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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