AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE IDOSOS DO PROGRAMA VIDA ATIVA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Ana Maria Souza da Costa
  • Co-authors
  • Deyvylan Araujo Reis , Rebeca Evangelista Folhadela , Vanessa de Oliveira Gomes , Anathuza Veiga Trindade , Thayza D’avila Pereira Rocha , Emily Gabriele Cavalier de Almeida
  • Abstract
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    Apresentação: A avaliação multidimensional do idoso é considerada o padrão-ouro para o manejo da fragilidade do idoso. Diversas evidências tem demonstrado sua efetividade tanto em relação a custos para o sistema como em resultados de saúde para pessoa idosa. Objetivo: Portanto, este estudo teve o objetivo de relatar a experiência de uma aluna de pós-graduação durante a avaliação multidimensional de idosos participantes do programa vida ativa da Universidade federal do Amazonas (UFAM). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, sobre a imersão vivencial de uma aluna de pós-graduação em enfermagem durante o estágio a docência do mestrado acadêmico na disciplina de Enfermagem na Atenção Integral à saúde do Idoso. A vivência aconteceu no programa vida ativa  da Universidade Federal do Amazonas, localizada no Município de Manaus, Amazonas, no período de junho de 2023. O programa vida ativa objetiva desenvolver ações com intuito de promover a autoestima dos idosos,  interação social, o envelhecimento saudável e ativo e cuidados em saúde, a partir  da inserção de diversas atividades. Os sujeitos da experiência, foram uma discente do mestrado acadêmico,  seis acadêmicos de enfermagem e o preceptor da disciplina. Estes participaram da aula prática da disciplina de saúde idoso, que consistiu em realizar a avaliação gerontológica de quatro idosos participantes do programa vida ativa da universidade. Resultados:  O presente relato ocorreu em dois momentos, a saber: O primeiro momento foi norteado por aulas téoricas que abordaram assuntos que pautam a saúde do idoso e suas particularidades, tais como: conceitos gerontogeriátricos, capacidade funcional da pessoa idosa e a compreensão das  síndromes geriátricas que acometam a população idosa.  A segunta etapa, aconteceu mediante a avaliação gerontológica que foi realizada por meio da aplicação de um instrumento de consulta de enfermagem gerontológica no qual foi abordado, os diversos domínios do envelhecimento. Os alunos foram divididos em grupos e cada equipe realizou a avaliaçao de um idoso. Durante a aula prática os idosos foram avaliados em  12 domínios, sendo estes:  Promoção da saúde, nutrição, eliminação e troca, atividade e repouso, percepçao/cognição, autopercepção, relacionamento de papel, enfrentamento/ tolerância ao estresse, princípios de vida, segurança/proteção e conforto. Além disso, foi realizado  exame fisico geral e a aplicação de escalas, tais como: Índice de Atividades de vida diária de KATZ, Índice de atividades instrumentais de vida diária de LAWTON, Mini Exame do Estado Mental , Escala de Morisky e a Escala de depressão geriátrica. Assim, foi evidenciado que os idosos avaliados possuiam alterações em um ou mais dos domínios examinados, como no domínio promoção de saúde, onde os idosos informaram história de doença pregressa, no  domínio de atividade e repouso constatou-se que dois dentre os quatro idosos avaliados tinham dificuldade para dormir, sendo relatado por estes, quadros de insônia. Por outro lado, também apresentaram boa funcionalidade e escores adequados mediante aplicação das escalas. Considerações Finais: Face ao exposto, o estágio em docência permitiu um apronfudamento nos conhecimentos relacionados a saúde da pessoa  idosa e sobre a avaliação multidimensional que perfaz o cuidado a estes indivíduos.

     

  • Keywords
  • Idoso, Avaliação Geriátrica, Saúde do idoso, Programas de Pós-Graduação em Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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