REFLETINDO A PRÁTICA DE CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE VIAGEM A UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO INTERIOR DO AMAZONAS.

  • Author
  • LORENA GLEICE AZEVEDO DA SILVA.
  • Co-authors
  • LETICIA COSTA WANDERLEY. , SYRRAME GUIMARAES DINIZ. , JEAN CARLOS DE LIMA DEVEZA. , DANIELE MUNIZ DA COSTA. , LARISSA BRITO DA COSTA. , DENISE DE SOUZA MÉZA. , HYANA KAMILA FERREIRA DE OLIVEIRA.
  • Abstract
  •  

    Apresentação: As comunidades ribeirinhas do Amazonas foram formadas a partir da fusão entre povos indígenas e nordestinos e demais imigrantes, caracterizados por habitar nas margens dos extensos rios e lagos. Entre diversos fatores que tornam a região peculiar, os aspectos sociodemográficos e territoriais corroboram para acentuadas disparidades no acesso aos serviços e ações de saúde. Estudantes da área da saúde, em especial, os de enfermagem, vivenciam esta realidade ribeirinha através das práticas de campo o que favorece a promoção e o aprimoramento prático adquiridos nas disciplinas. Deste modo, o trabalho tem como objetivo relatar a experiência de graduandos de Enfermagem diante da prática de campo realizada em uma comunidade ribeirinha no interior do Amazonas. Desenvolvimento: Trata-se um de estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência realizado no período do dia 23 e 24 de setembro de 2023, durante as práticas de campo da disciplina de Saúde das Populações Amazônicas. A viagem se deu através de transporte fluvial, com saída às 03h da manhã e chegando à comunidade ribeirinha às 12h do mesmo dia (23). A vivência contou com acadêmicos de enfermagem, enfermeiros/docentes perceptores, e com uma equipe de profissionais externos que desenvolvem ações voluntárias na região, formada por três médicos, técnicos de laboratório e bioquímico, atendente de farmácia, técnico de Enfermagem, recepcionista, e entre outros. Resultados: A ação envolveu a participação de aproximadamente 400 pessoas de todas as idades, abrangendo uma variedade de atendimentos e consultas, tanto na área de enfermagem como na médica. Foram realizados procedimentos clínicos, coleta e interpretação de exames laboratoriais, distribuição de medicamentos de acordo com as prescrições médicas, além de orientações e educação em saúde com diversas temáticas, incluindo o uso de hipoclorito de sódio, infecções sexualmente transmissíveis e principais modos de prevenção, higiene corporal em geral e visitas domiciliares. Considerações finais: A efetiva integração entre teoria e prática desempenha um papel crucial na aquisição e no aprimoramento das competências necessárias ao profissional de enfermagem, além do domínio do conhecimento científico. As atividades práticas em campo se revelam como um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e a construção da identidade profissional do acadêmico, fortalecendo sua habilidade de prestar cuidados às pessoas no contexto de suas vivências.

     

  • Keywords
  • ENFERMAGEM, PRÁTICA DE CAMPO, EDUCAÇÃO, POVOS ORIGINÁRIOS, GRADUAÇÃO, SAÚDE
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
Back