Apresentação: A população idosa vem crescendo de forma acelerada no mundo e no Brasil, assim surge a necessidade da construção de tecnologias que possam ajudam esses idosos no enfrentamento de doenças, com a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Portanto, os profissionais de enfermagem devem embasar os cuidados de enfermagem em ferramentas e métodos inovadores para o processo de prevenção de doenças e promoção de saúde. Objetivo: relatar a experiência de discentes de enfermagem durante o desenvolvimento e implementação de uma cartilha educativa para idosos com hipertensão arterial sistêmica (HAS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, oriundo da elaboração de um plano de ação, realizado no período de março de 2022, com a construção de uma tecnologia educativa para idosos com diagnóstico de HAS. O estudo foi realizado no domicílio dos idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Coari, Amazonas. As ações foram executadas por discentes finalistas do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II. O processo de desenvolvimento do plano de ação foi embasado no Processo de Enfermagem, divididos em cinco etapas: 1. Investigação ou histórico; 2. Diagnóstico de enfermagem; 3. Planejamento; 4. Implementação da assistência e 5. Avaliação. Para aplicação prática do processo de enfermagem foi utilizado a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). Resultados: Participaram do plano de ação 20 idosos com diagnóstico de HAS. As informações descritas na cartilha foram: definição da HAS, causas da doença com ênfase nos fatores de riscos, sinais e sintomas da hipertensão e suas complicações, prevenção da hipertensão, tratamento não medicamentoso e tratamento medicamentoso e adesão as consultas de hiperdia. A tecnologia desenvolvida buscou ser simples e adaptada para linguagem e contexto da população idosa, haja vista que a maioria dos idosos possuíam baixa instrução escolar e/ou nenhuma escolaridade. Além disso, foram utilizados muitos recursos visuais, como forma de autoexplicação do assunto abordado. Neste contexto, todos os capítulos da cartilha foram descritos com clareza e objetividade, dando prioridade principalmente para ilustrações e parágrafos curtos, com intuito de facilitar o entendimento dos idosos. Ao longo da implementação da cartilha era solicitado ao idoso que circulasse as figuras com as quais se identificasse, por exemplo, era perguntado ao sujeito se este sentia mal-estar, dor de cabeça ou outro sintoma característico da hipertensão, em caso de resposta afirmativa o idoso circulava a ilustração na cartilha que representasse sua sintomatologia, o idoso repetiu está atividade para os demais tópicos. A partir da aplicação da cartilha, a pessoa idosa obeteve um maior conhecimento e ser orientado quanto aos sinais e sintomas da HAS, formas de controle da doença, cuidados com a alimentação e como evitar complicações. Considerações Finais: Face ao exposto, evidencia-se que a incorporação de tecnologias em saúde para o cuidado a pessoa idosa com HAS auxiliam no processo de educação em saúde destes indivíduos, corroborando com a possível mudança de hábitos inadequados e prevenção de agravos da doença.