Apresentação: Os novos currículos na área de formação em saúde buscam métodos de aprendizagem ativos e participativos, voltados à educação problematizadora com participação crítico-reflexiva do aluno. Entre as estratégias adotadas estão as discussões de casos clínicos com simulações teóricas e práticas. Objetivo: relatar a experiência didática na construção e discussão de casos clínicos com simulação teórica e prática, na implantação de disciplinas de um currículo de graduação em enfermagem da Universidade Pública Federal do Rio de Janeiro. Desenvolvimento do trabalho: A equipe com quatro docentes e três doutorandos desenvolveu duas disciplinas em implantação no primeiro período letivo de 2024, para estudantes do terceiro semestre. A disciplina prática tem 45 horas, abarca cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS) e se desenvolve em três instituições (clínicas da família e Centro Municipal de Saúde); e a disciplina teórica tem 30 horas e trata de fundamentos, modelos e processo de cuidar. A turma de 57 estudantes foi dividida em seis grupos para as atividades práticas. Para que as atividades de ambas disciplinas pudessem ser integradas, a equipe articulou temas sobre as teorias de enfermagem e o processo de enfermagem por meio de simulações de atendimentos com base em situações clínicas baseadas nas realidades dos campos. Tal articulação ocorreu por meio de casos clínicos entregues aos grupos para que estudassem e aplicassem os conhecimentos desenvolvidos através de estudos independentes, a fim de estimular o protagonismo e a criatividade dos estudantes na proposição da aplicação do conhecimento teórico na resolução prática dos casos estudados. Resultados: Em sala de aula os grupos apresentaram os casos que ficaram sob suas responsabilidades, com exposição, simulação e gamificação, disponibilizados por links de aplicativos acessados pela turma via celulares. Situaram os casos personificando e contextualizando as pessoas focos dos casos, desenvolveram proposições diagnósticas com base na taxonomia do North American Nursing Diagnosis Association, intervenções de enfermagem através do Nursing Interventions Classification e avaliaram potenciais resultados com base no Nursing Outcomes Classification. Tais experiências oportunizaram discussões qualificadas em torno das apresentações, pois reuniram estudantes de diferentes níveis de formação, culminando no compartilhamento de conhecimentos, além de promover aprendizado passivo e ativo, baseado na pirâmide da aprendizagem de William Glasser. Estabelecer os nexos entre os conhecimentos teóricos e práticos por meio de simulações de atendimento, em que os estudantes desenvolveram os papéis de profissionais e usuários (indivíduos e famílias), extrapolou as reflexões para outras disciplinas, como ética aplicada à enfermagem e de saúde pública, no que tange às políticas e os determinantes sociais de saúde. Considerações Finais: A leitura, o debate, a aplicação e a ancoragem com a prática, articuladas à dimensão relacional com o tema, colegas, docentes e doutorandos oportunizaram reflexões sobre ambas as disciplinas que, apesar de serem ministradas em separado, foram integradas com vistas ao desenvolvimento de uma visão ampliada das situações clínicas e potencialização de intervenções e resoluções. Incentivar a aplicação de estratégias de casos clínicos com simulação contribuiu significativamente para a formação do pensamento crítico no contexto da APS e potencializar a resolução das situações dos usuários.