Apresentação: A alimentação saudável é essencial para o crescimento e o desenvolvimento da população infantil, sendo um determinante da saúde. Neste período da vida, ela constitui-se como elemento base para o suprimento das necessidades nutricionais e para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s), dentre elas a obesidade e a diabetes. No ambiente escolar, a alimentação saudável pode ser promovida através da educação alimentar e nutricional (EAN). Por sua vez, a EAN possui estratégias que influenciam a adoção de bons hábitos alimentares aos escolares, por meio de práticas educativas que devem ser realizadas por todos os profissionais de saúde, visando a integralidade no cuidado desta população de forma interdisciplinar. Nesse contexto, conhecer e ter a oportunidade de vivenciar no cenário prático a experiência da EAN no espaço escolar, fomentam o reconhecimento da prática médica para a promoção da saúde e qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo relatar, ainda no processo de formação de médicos, a importância da educação alimentar e nutricional como elemento de promoção da saúde e prevenção de DCNT’s numa escola pública da rede municipal de educação de Manaus-Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Em março de 2024, os acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cursando matéria de Saúde Coletiva III, realizaram aulas práticas, que consistiam no reconhecimento do território de uma unidade básica de saúde de Manaus. Neste reconhecimento, foi realizada uma atividade EAN na Escola Municipal Villa Lobos. A estratégia pedagógica foi realizada previamente com o reconhecimento da comunidade escolar. Em seguida, a atividade foi planejada e promovida em três salas, com turmas do Ensino Fundamental I. Inicialmente, os alunos foram postos em ambiente de diálogo com os acadêmicos de medicina, foram distribuídos panfletos e cards para o escolares, neles abordaram-se os principais tópicos da apresentação; alimentação saudável e as consequências de uma alimentação inadequada, destacando a associação dela com a obesidade, diabetes e hipertensão. Os alunos recebiam questões norteadoras como: “O que é uma alimentação saudável”? e “Quais as doenças causadas pela má alimentação?”. As perguntas buscam problematizar o tema, permitindo que os alunos participassem através da apresentação de seus conceitos, contextos e vivência. A partir desta participação foram sendo explicados pelos estudantes de medicina, os benefícios do consumo de alimentos in natura, minimamente processados e regionais. Além disso, foi abordado alguns aspectos clínicos das principais enfermidades decorrente da má alimentação, considerando que naquele território, a população adulta usuária da unidade de saúde, era obesa, diabética e hipertensa. Outro ponto relevante destacado foi que, esses problemas de saúde são interligados e muitas vezes preveníveis com mudanças no estilo de vida, especialmente através de uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, foram abordadas estratégias de prevenção dessas doenças, como a prática regular de atividades físicas, a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. A EAN não só promoveu conhecimento aos alunos, mas também pode fomentar a autonomia para prática de escolhas alimentares saudáveis na rotina dos escolares. A importância dessa atividade foi ainda mais ressaltada por ter ocorrido no mês de março, que é dedicado à saúde e nutrição, culminando no Dia da Saúde e Nutrição, em 31 de março. Este dia é uma oportunidade para refletir sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de hábitos que promovam o bem-estar físico e mental. Após a entrega dos panfletos e a roda de conversa, a metodologia ativa foi aplicada. Os alunos foram divididos em grupos e receberam cartas com imagens de diversos tipos de alimentos, incluindo proteínas, carboidratos e alimentos com alto teor calórico. A finalidade dessa atividade era engajar os alunos no tema, facilitando o questionamento e a absorção do conteúdo ensinado, estabelecendo uma relação entre o lúdico e o didático. Os grupos apresentaram os alimentos para a turma e discutiram sobre tópicos como a adequação do consumo frequente desses alimentos, o teor de gordura e a melhor combinação de itens para uma refeição equilibrada. Por exemplo, discutiu-se que alimentos ricos em proteínas, como frango e peixe, são importantes para a construção muscular, enquanto os carboidratos, como arroz e batata, fornecem energia. No entanto, foi enfatizado que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares, como doces e frituras, pode levar ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças crônicas, por isso, o consumo constante ou exagerado é inadequado. Por fim, os alunos que demonstraram maior interesse e participação ativa na dinâmica receberam lembrancinhas como forma de incentivo. Esse reconhecimento não apenas reforçou o engajamento dos alunos, mas também promoveu um ambiente de aprendizado positivo e colaborativo. A atividade, portanto, não só proporcionou conhecimentos valiosos sobre saúde e nutrição, mas também estimulou a curiosidade e o envolvimento dos estudantes, elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais saudável e informada. Resultados: Durante a visita ao ambiente educacional, os acadêmicos observaram que os alunos estavam participativos nas apresentações dos temas, levantando dúvidas sobre o conteúdo e interagindo uns com os outros durante as atividades práticas. Os estudantes discutiram situações sociais e relatos pessoais sobre o consumo de alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas e refrigerantes. Segundo os relatos dos próprios alunos, esses alimentos são calóricos e nutricionalmente pobres. Diante disso, foi necessário adaptar o conteúdo à realidade dos alunos para uma melhor compreensão dos temas abordados. Assim, foi possível orientar os estudantes sobre doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes e sobrepeso, além de incentivar a prática de exercícios físicos adequados à faixa etária. Durante a dinâmica, momento de maior interação com os alunos, os acadêmicos puderam avaliar o nível de aprendizado dos alunos, constatando o efeito positivo das palestras. Por fim, ao final das atividades, os acadêmicos realizaram um levantamento sobre a satisfação dos alunos com a visita. As respostas foram positivas, indicando o sucesso das atividades propostas. Essa interação mostrou a importância de adequar o conteúdo educacional à realidade dos alunos para obter melhores resultados no aprendizado e na conscientização sobre hábitos saudáveis. Considerações finais: A atividade de educação nutricional realizada pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na Escola Estadual Villa Lobos exemplifica a importância de integrar o conhecimento teórico com a prática educativa em ambientes escolares. Através de uma metodologia ativa, que colocou os alunos como protagonistas do aprendizado, a iniciativa abordou temas cruciais para a saúde infantil, como alimentação balanceada e prevenção de doenças crônicas. A interação direta com os alunos, utilizando dinâmicas participativas e materiais didáticos adaptados, facilitou a compreensão dos riscos associados a uma alimentação inadequada. Além disso, a discussão sobre alimentos específicos e suas implicações para a saúde ofereceu um conhecimento prático que os alunos podem aplicar em seu dia a dia. A escolha da atividade no mês de março, em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, reforçou a relevância do tema e proporcionou um momento propício para refletir sobre práticas que promovam o bem-estar. A adaptação do conteúdo às realidades vivenciadas pelos estudantes foi fundamental para o sucesso da atividade, garantindo que as orientações fossem compreendidas e relevantes. Dessa forma, essa experiência destaca a importância da educação nutricional no ambiente escolar, além de ter acrescentado na formação dos acadêmicos de medicina, a troca de informações agregou no conhecimento de outras realidades, que vão além da academia, e no campo didático infantil.