Tecnologia educacional acerca cuidados com prematuros após a alta hospitalar

  • Author
  • IVANETE FERNANDES DO PRADO
  • Co-authors
  • ROMIRIA BRITO DOS SANTOS , JÉSSICA NAYARA DA SILVA PRADO , DARLYANE ANRUNES MACEDO
  • Abstract
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    As tecnologias educacionais devem ser criteriosamente construídas e validadas antes de sua utilização. Elas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos mediados por materiais educativos que traduzem o conhecimento disponível para uma linguagem clara e adequada ao público alvo. O objetivo desse estudo foi descrever o processo de construção e validação da tecnologia educacional sobre cuidados com recém-nascidos prematuros após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre março a novembro de 2023, no âmbito nacional, envolvendo três etapas, sendo: Levantamento bibliográfico, por meio de revisão integrativa e análise dos dados do estudo de iniciação científica sobre as demandas das mães acerca dos cuidados com o bebê prematuro após a alta hospitalar; Elaboração das ilustrações, textos e estruturação do álbum seriado e Validação de conteúdo do álbum seriado por especialistas. Após a realização da revisão de literatura, foram analisados os resultados de pesquisa de iniciação científica. Posterior a essas avaliações, realizou-se o confronto dos dados da literatura com os resultados encontrados na pesquisa e foram selecionados os temas pertinentes para compor o álbum seriado que é composto de folhas organizadas com ilustrações e/ou figuras que ficam expostas ao público-alvo, além de fichas roteiros com as informações no verso das folhas ilustradas para serem visualizadas pelo profissional de saúde. Todas as orientações acerca dos cuidados com o bebê prematuro após a alta da unidade neonatal que estão presentes em cada tópico do álbum, redigiu-se primeiramente em documento do Word®. As ilustrações foram retiradas do Google imagens e a diagramação do conteúdo do álbum seriado feita pelas pesquisadoras utilizando o software Canva. Após a elaboração do álbum seriado, selecionou-se os juízes para o processo de validação. O recrutamento dos juízes ocorreu por meio de consulta ao Currículo Lattes. Ademais, foi utilizado o método de cadeia de referência, no qual alguns pesquisadores contatados indicaram outros profissionais. Para seleção dos juízes conforme o perfil desejado, foram considerados experts profissionais aqueles que apresentassem, no mínimo, três pontos de acordo critérios de inclusão. Os juízes selecionados foram convidados mediante contato formal via e-mail, com envio de carta convite onde estava exposto o motivo pelo qual ele foi escolhido, o objetivo do estudo e os possíveis riscos/desconfortos inerentes a sua participação na pesquisa. Assim, identificou-se 14 juízes experts e 13 aceitaram participar do estudo. Ressalta-se que o número ímpar de experts foi essencial para evitar empates nas opiniões durante o processo de validação. Aos que aceitaram participar do processo de validação do álbum seriado, enviou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde – IVCES e o acesso via link à tecnologia educacional. Todos em formato eletrônico, mediante utilização de formulários do Google Forms®. Após a leitura e análise do álbum seriado, foi feito o preenchimento do instrumento de validação e atribuídas as seguintes pontuações: 0 – Discordo (D); 1 – Concordo parcialmente (CP); 2 – Concordo totalmente (CT). Além de um espaço para sugestão de refinamento/ajustes nas páginas do álbum seriado. Os dados coletados acerca da validação com os juízes foram extraídos em planilhas do Excel, disponibilizadas através Google forms. Em seguida, fez-se o uso do programa EPI INFO TM para calcular as frequências absolutas e relativas, as variáveis categóricas e de média e desvio padrão para as variáveis numéricas. Na sequência, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo – IVC. Através do processo de validação verifica-se se o instrumento mede exatamente o que se propõe a medir. O escore do índice foi calculado por meio da soma de concordância dos itens que foram marcados por “1” ou “2” pelos especialistas. Os itens que receberam pontuação “0” foram eliminados. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, sob nº de aprovação 5.912.444/2023. Após confrontar os resultados de revisão integrativa de literatura com os dados do estudo de iniciação científica, foi realizada a construção e validação de uma tecnologia educacional em forma de álbum seriado sobre cuidados com recém-nascidos prematuros no domicílio. Por meio da leitura e análise dos artigos incluídos na amostra da revisão, identificou-se que os cuidados domiciliares mais frequentes com os recém-nascidos prematuros estão relacionados ao uso de medicações, limpeza do ambiente domiciliar, visitas, retorno às consultas ambulatoriais e com especialistas para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do prematuro, vacinação, prevenção de sequelas neurológicas e prevenção de infecções. Destaca-se, ainda, a dificuldade nos cuidados relacionados à vida diária, como a alimentação (aleitamento materno e fórmulas), demonstrando que os pais possuem dúvidas e receios, sobretudo, quando a criança não consegue pegar o mamilo. Outras questões também se mostraram desafiadoras para as famílias, como o banho, troca de fraldas, identificar o choro, sono, repouso, higiene, consultas frequentes com especialistas ou mesmo ausência de acompanhamento por um especialista. Os resultados da iniciação científica demonstraram o receio das mães acerca das visitas de vizinhos ao recém-nascido prematuro, a restrição e baixa participação nos cuidados com o filho no ambiente hospitalar, o que reverbera no medo e angústia das mães que, após a alta, temem não conseguir ofertar os devidos cuidados à criança prematura no domicílio, inclusive com predomínio de dúvidas acerca principalmente do banho, amamentação e sono da criança. A primeira versão foi composta por 41 páginas, sendo capa, apresentação e sumário, além de 17 fichas roteiros e referências. Após a construção, iniciou-se a busca pelos juízes. O corpo de juízes participantes da validação de conteúdo foi composto por 13 profissionais da área da saúde. Houve predomínio de mulheres (84,62%) com média de idade de 40,92 anos (±4,6). Identificou-se que 69,23% eram casados e autointitulados pardos (53,85%), procedentes da Bahia (92, 31%) e Minas Gerais (7,69%). Quanto à área de formação, a maioria era da enfermagem (92,31%), sendo que 38,46% possuem titulação de mestre e 46,15% são doutores. Na análise do IVC, dos 18 itens avaliados, 12 obtiveram 100% de concordância, sendo a opção “concordo totalmente” a maioria das respostas.  Seis itens apresentaram IVC de 0,92. As sugestões foram minuciosamente analisadas e consideradas pertinentes, e, assim, efetuaram-se as modificações necessárias no álbum seriado. Após acatadas as sugestões propostas pelos juízes, a versão final do álbum seriado intitulado “Cuidados com o bebê prematuro após alta hospitalar: orientações aos pais” contém 39 páginas, incluindo capa, 17 fichas-roteiro, organizada em 17 tópicos: 1. Amamentação e aleitamento materno; 2. Posição e pega correta para amamentar; 3. Ordenha; 4. Conservação do leite ordenhado; 5. Cuidados com as visitas; 6. O banho do prematuro; 7. Troca de fralda; 8. Engasgo; 9. Cuidados para evitar doenças/ infecções; 10. Sono do prematuro; 11. Choro do bebê prematuro; 12. Método canguru no domicílio; 13. Cuidados com o uso de medicamentos; 14. Retorno ambulatorial ou follow-up; 15. Vacinas; 16. Calendário de vacinas; 17. Cuidados com as vestimentas, além da página de referências. O álbum seriado foi construído pelas pesquisadoras e validado por juízes especialistas, que consideraram o conteúdo do material educativo relevante e válido para a utilização nas ações educativas, alcançando índices satisfatórios de concordância. Como limitação deste estudo, destaca-se a ausência de validação semântica com o público-alvo. Contudo, a validação do conteúdo produzido configura credibilidade e segurança para o uso dessa tecnologia nas atividades de educação em saúde.

     

     

     

  • Keywords
  • Recém-Nascido Prematuro, Assistência Domiciliar, Cuidado Transicional, Tecnologia Educacional
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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