APRESENTAÇÃO
A Gestão Autônoma da Medicação (GAM), criada no Canadá na rede de saúde mental de adultos, no Brasil tem abarcado também a infanto-juvenil, álcool e drogas e atenção básica orientando-se pelo aumento da participação dos usuários, cogestão do cuidado, a ampliação da autonomia coletiva e de redes de relações, questionando modelo de atenção centrado na doença e no saber do profissional o qual se desloca para uma posição lateral.
Desde 2021 a Rede de Apoio e Compartilhamento de Práticas de Gestão Autônoma do Cuidado e da Medicação, um projeto de extensão da UFF, reúne acadêmicos, trabalhadores e usuários de mais de trinta serviços, dezenove municípios e seis estados.
OBJETIVO
Construção de dispositivos para ampliação da autonomia em rede e produção do cuidado como processo de apoio, conhecimento e formação em saúde.
MÉTODO
O intercâmbio de experiências entre usuários e trabalhadores forma uma rede de compartilhamento em que a ação de cuidado constitui simultaneamente um processo de formação e produção de conhecimento. Este método orienta os Grupos de Apoio, Fóruns e Cursos promovidos pela Rede.
GRUPOS LOCAIS DE GESTÃO AUTÔNOMA realizados semanalmente no serviço ou no território. Roda circular de cuidado compartilhado, pautado no respeito, heterogeneidade, valorização da diferença, reciprocidade, afetabilidade e cogestão.
GRUPOS DE APOIO online, mensais, de compartilhamento de experiências de participantes de vários serviços e localidades na Atenção Básica; Saúde Mental Adulto; Infanto-juvenil; Álcool e Drogas; ou temáticos: Gênero e Raça; Indicadores de efetividade; Redução de Danos.
FÓRUM DE PRÁTICAS online para formação e compartilhamento de práticas de GAM com acadêmicos, usuários e trabalhadores de toda a Rede de Apoio, aberto ao público.
CURSOS DE EXTENSÃO online, certificados pela UFF, com transmissão ao vivo. Os organizadores e palestrantes são trabalhadores, usuários e acadêmicos participantes da Rede GAM.
Nas práticas de gestão autônoma todas as questões constituem problemas. Não se trata de responder, mas de indagar e investigar.
DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Registrado o aumento da comunicação, participação e da escuta distribuída entre usuários e trabalhadores no processo de cuidado; aumento da integralidade no processo de trabalho; ampliação da rede de cuidado no serviço e no território; incorporação de direitos humanos, cidadania e dignidade no processo de cuidado e na vida.
Além do cuidado compartilhado, usuários se entusiasmam pelo aprendizado em grupo, valorizam o GUIA e se interessam por cursos e atividades de educação pessoal. Ao ocupar uma posição lateral ao usuário o profissional tem uma experiência desviante que interfere na sua formação em serviço. A participação de acadêmicos tem impactado a formação em medicina, psicologia, enfermagem. Profissionais se entusiasmam por cursos de pós-graduação e mestrado.
Nos CURSOS DE EXTENSÃO profissionais e usuários compartilham suas práticas. Participam até 300 pessoas online a cada encontro com mais de mil acessos offline.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
São configuradas duas inversões na lógica do modelo de atenção: Processo formativo e de cuidado estão reunidos no mesmo dispositivo. Ao invés do cuidado ser decorrência da clínica, aqui uma rede de cuidado indisciplinado é facilitadora de acesso a clínicas de acordo com as singularidades da experiência.