Apresentação: A perspectiva docente de ensino em saúde atualmente passa por reformulações metodológicas inerentes ao aprimoramento da grade curricular de faculdades públicas e privadas. Neste ínterim, a disciplina de saúde coletiva tem sido objeto de grandes esforços por parte de profissionais da docência, visto que o aporte teórico e problematizador de sua estrutura exige metodologias diversificadas a fim de cativar o discente no processo de ensino-aprendizagem. Em se tratando da graduação em odontologia, este esforço - por vezes - mostra-se hercúleo, em razão do inerente caráter técnico e biologicista do curso que, por vezes, prioriza a formação de profissionais competitivos e moldados, unicamente, às exigências do mercado de trabalho. Desenvolvimento: Este relato tem por objetivo descrever uma experiência docente acerca do processo de valorização da saúde coletiva na grade curricular de odontologia de uma faculdade particular da cidade Manaus-AM, evidenciando as dificuldades e avanços no exercício de um ensino contextualizado às expectativas do referido corpo discente. Resultados: Notou-se, na instituição aqui referenciada ao relato, uma ênfase no aprimoramento de disciplinas técnicas relativas ao ofício da profissão, proporcionando ao acadêmico a possibilidade de refinar suas habilidades técnicas, bem como o seu senso empresarial em gestão clínica. Esta conformação, ainda que de extrema importância, tem se mostrado como um significante obstáculo à aceitação, por parte dos acadêmicos, da disciplina de saúde coletiva na grade do curso - sendo constantemente considerado uma “exigência subalterna para a formação do cirurgião-dentista”. A ideia de odontologia social, coletiva ou multidisciplinar, por vezes, torna-se prejudicada em razão do parco interesse do próprio corpo docente em buscar meios alternativos e criativos de ensino, capazes de despertar a real importância da saúde pública na prática odontológica. Neste sentido, diante de uma ação modificadora proposta à faculdade aqui relatada, foi possível constatar que incluir na rotina da sala de aula metodologias ativas, reflexões baseadas na resolução de problemas, bem como práticas contextualizadas em saúde surtiram efeitos positivos na participação e engajamento individual dos acadêmicos. Considerações finais: Em razão do caráter tecnicista do curso de odontologia, é comum que acadêmicos de instituições de ensino superior subestimem a importância da saúde coletiva. Contudo, a iniciativa transformadora (e disruptiva) de docentes durante a prática profissional tem se mostrado um excelente meio de resgatar o interesse discente à princípios básicos de saúde pública.