Teleatendimento farmacêutico na Asma e DPOC

  • Author
  • Sheyla Velasques Paladini
  • Co-authors
  • Andreia Turmina Fontanella , Viviane Maura Rubert , Evânia Lopes Martins , Bianca Vendruscolo Bianchini , Taiane Santos Garcia , Michael Ruberson Ribeiro da Silva
  • Abstract
  •  Apresentação: demonstrar as potencialidades de serviço de teleatendimento farmacêutico no controle e redução de sintomas associados à asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

    Desenvolvimento: Asma e DPOC são doenças respiratórias de alta prevalência global, causando impacto significativo tanto no ponto de vista socioeconômico quanto social, para as famílias e para os sistemas de saúde. Uma das abordagens para melhorar o prognóstico dessas condições é através do teleatendimento farmacêutico, que pode ser conduzido de várias formas, como por telefone, mensagem de texto, videoconferência, ou outras ferramentas de comunicação remotas. A consulta com o profissional farmacêutico engloba algumas perguntas destinadas a compreender a rotina e estilo de vida dos pacientes, incluindo o uso dos medicamentos. Com o objetivo de orientar quanto ao uso adequado de medicamentos, incluindo dispositivos inalatórios, cujo uso incorreto pode comprometer o controle dos sintomas, impactando diretamente no controle da doença e qualidade de vida do usuário. 

    Ademais, os farmacêuticos podem desenvolver programas educacionais que visam identificar os fatores desencadeadores de crises respiratórias e monitorar o controle da doença. Estudos indicam que a educação em saúde representa cerca de 90% do sucesso terapêutico. Desta forma, torna-se evidente o papel relevante que estes profissionais podem ocupar no controle das doenças respiratórias e, ao considerar a oferta destes serviços por consulta remota, estes benefícios podem alcançar cada vez mais pessoas, incluindo aquelas com dificuldade de locomoção ou residentes de locais que não dispõem deste serviço de forma presencial. Trata-se, portanto, de abordagem com potencial de reduzir custos e mitigar desigualdades no acesso aos profissionais e serviços de saúde.

    O teleatendimento farmacêutico realizado pelo grupo de Telecuidado e Assistência Farmacêutica do TelessaúdeRS-UFRGS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), através do programa "Cuidar +", atende indivíduos diagnosticados com asma e DPOC do município de Porto Alegre  que recebem medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), usuários da farmácia de medicamentos do componente especializado. Desde 2022, foram atendidos mais de 250 pacientes e realizadas mais de 600 teleconsultas farmacêuticas, a partir das quais o profissional procura identificar e orientar o usuário quanto aos problemas relacionados à farmacoterapia, que podem ter impacto na efetividade (alcance das metas terapêuticas), segurança (ocorrência de eventos indesejados) e adesão ao tratamento. Nestes atendimentos são avaliados diversos desfechos, incluindo o controle da doença, adesão ao tratamento e ao uso correto de dispositivos inalatórios e nasais.

    Resultados: Os resultados preliminares indicam melhorias significativas no controle da asma e da DPOC, na utilização dos dispositivos inalatórios e na adesão ao tratamento. Esses achados corroboram a literatura, que destaca o impacto positivo da teleconsulta farmacêutica em indicadores clínicos e econômicos.

    Considerações finais: O sucesso no tratamento da asma e da DPOC parece ser significativamente influenciado pelo acesso a programas de saúde que integrem acompanhamento individualizado e educação em saúde.

  • Keywords
  • Cuidado Farmacêutico, Teleatendimento, Acesso a saúde
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back