Apresentação: A monitoria no processo de ensino e aprendizagem, tornou-se conhecida por ser uma das atividades extracurriculares que proporciona a inserção do discente no campo da educação profissional. Destaca-se, que na área da enfermagem tal estratégia educacional contribui e enriquece o conhecimento teórico-prático dos graduandos em enfermagem. Nesse contexto, o papel do monitor é sanar as dúvidas e aprofundar os conteúdos ministrados pelo docente em sala de aula. A partir de uma reflexão sobre a diversidade da região amazônica, à disciplina saúde das populações amazônicas proporciona ao futuro profissional de saúde, vivenciar diferentes realidades que envolve os aspectos de modo de vida, doença, saúde e bem-estar dos povos tradicionais ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Nesta perspectiva, observa-se que a disciplina é capaz de ensinar aos graduandos a importância de se realizar um cuidado culturalmente seguro e que possam reconhecer as diversas dimensões que envolve o indivíduo no seu processo saúde-doença. Justifica-se a importância desde estudo por entender a necessidade da inserção desta disciplina nas grades curriculares de outros cursos da área da saúde, tanto de âmbito privado ou público. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de duas acadêmicas finalistas de Enfermagem de uma universidade pública no interior do Amazonas, durante a monitoria da disciplina saúde das populações amazônicas. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por duas acadêmicas finalistas de enfermagem do 10° período curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pertencente ao Campus situado no município de Coari, Amazonas. As vivências aconteceram durante a participação voluntária das graduandas como monitoras na disciplina saúde das populações amazônicas que está inserida na grade curricular do curso de em enfermagem do ISB. A disciplina foi ofertada no período letivo 2021/1, tendo início em quatro de janeiro de 2022 e término no dia 28 de abril de 2022. O local da vivência descrita foi o laboratório de enfermagem, localizado na universidade. Utilizou-se como materiais de apoio, as peças anatômicas sintéticas para prática e atualizações sobre a consulta de pré-natal e curativo. A monitoria da disciplina supracitada foi disponibilizada para aproximadamente 38 discentes do oitavo período do curso de enfermagem, sob supervisão e orientação do professor da disciplina, com o intuito de prepará-los para a prática assistencial nas comunidades ribeirinhas do município de Coari. Salienta-se que a apresentação deste relato foi desenvolvida por meio das observações diretas e anotações das monitoras, sendo assim, foram respeitados os preceitos éticos nas descrições das informações. Diante do exposto, o estudo não foi submetido à apreciação em Comitê de Ética em Pesquisa, por se tratar de um relato de experiência. Resultados: As vivências dividiram-se em dois momentos: o primeiro se deu em relação a apresentação das monitoras ao plano de ensino da disciplina. Nesta reunião, o professor responsável informou a finalidade da monitoria, sugeriu algumas estratégias didáticas, como a realização de simulações realísticas que retratassem a realidade epidemiológica, cultural, social e econômica dos povos amazônicos que vivem às margens dos rios. Assim como, as facilidades e dificuldades de acesso à saúde das pessoas que residem na zona rural. Destaca-se que o primeiro momento foi importante, pois possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a listagem de algumas temáticas que necessitavam ser revisadas com os graduandos no laboratório de enfermagem. Por conseguinte, foi realizado uma revisão bibliográfica dos conteúdos, utilizando artigos, materiais do ministério da saúde, guidelines de especialistas. Além disso, para a fundamentação teórica escolheu-se a Teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado Cultural de Leininger, guiando-se pela compressão do modelo Sunrise ou modelo sol nascente, para que as monitoras pudessem sensibilizar os graduandos a respeito da finalidade do cuidado da enfermagem transcultural. Mediante a isto, foi elaborado o planejamento e o cronograma das atividades práticas há serem implementadas no laboratório de enfermagem. No segundo momento os discentes foram divididos em seis grupos, com data e horário agendado para a participação nas monitorias, o início dos encontros se deu com a apresentação do cronograma para a turma. Ademais, realizou-se uma roda de conversa para a exposição sobre o papel da enfermagem transcultural na região do médio rio Solimões, nas monitorias foi possível proporcionar aos futuros profissionais de enfermagem, a reflexão sobre a importância de um cuidado culturalmente seguro, a influência da cultura em relação a tudo que envolve o ser cuidado e o profissional enfermeiro antes, durante e depois da assistência. As simulações realísticas envolveram temáticas sobre a consulta de pré-natal, crescimento e desenvolvimento, hiperdia, vacinação, curativos, planejamento familiar e teste rápidos. Na ocasião os graduandos foram capazes de desenvolver habilidades e técnicas que não são vivenciadas no contexto urbano, tais como, a simulação em relação a dificuldade de acesso a áreas remotas, especificidades das características culturais somados as iniquidades que assolam esses povos tradicionais do município de Coari. Sendo assim, foi perceptível o interesse dos graduandos em continuarem a buscarem compreender como proporcionar uma assistência eficaz e de qualidades para esses povos. Considerações finais: A experiência evidência que é essencial incentivar o discente de enfermagem a vivenciar o processo de ensino e aprendizagem através da monitoria acadêmica no decorrer da sua formação profissional. O relato destaca que é de suma importância investir em metodologias didáticas que sejam adaptadas de acordo com a realidade local e cultural da enfermagem amazonense. Assim como, espera-se incentivar a criação e o desenvolvimento de novas disciplinas fundamentadas no contexto Amazônico, nas distintas instituições de ensino superior de âmbito público ou privado, para que os futuros profissionais de enfermagem possam promover uma atenção diferenciada na saúde e bem-estar dos povos tradicionais indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Face ao exposto, a vivência foi enriquecedora e contribuiu com o crescimento pessoal e profissional das monitoras, o que mostrou-se ser um ganho intelectual. No âmbito da docência a supervisão do professor passou confiança que as monitoras precisavam para desenvolverem e implementarem as metodologias ativas que pudessem ser significativas para os graduandos, a competência das monitoras mostrou-se efetiva, em virtude da dedicação, responsabilidade, criatividade e comprometimento com a qualidade do ensino e aprendizagem da enfermagem.