O portfólio é um instrumento de aprendizagem que reproduz independência intelectual e criatividade, com alcance de leituras textuais, cotidianas e de mundo, sendo útil para a graduação de enfermagem. O ensino e aprendizagem da ética e bioética convidam os discentes a uma reflexão diária que envolvem princípios éticos-morais, deveres e direitos, exigindo ferramentas de avaliação que ultrapassem os métodos de ensino tradicionais. O estudo objetiva relatar a experiência discente na produção de portfólios como estratégias para o ensino-aprendizagem do componente curricular de Ética e Bioética para a Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de discentes de enfermagem, com descrição das etapas estratégicas para a produção do portfólio durante as aulas de Ética e Bioética. No primeiro dia de aula houve uma apresentação do componente com as orientações necessárias para a construção do portfólio, através de um instrumento norteador que propôs uma escrita criativa e reflexiva. O portfólio foi pensado e construído individualmente, de forma livre e espontânea, mas com leitura dos impactos dos ensinamentos na visão dos discentes de enfermagem, durante o decorrer do semestre. Assim, a produção do documento envolveu os discentes em uma reflexão social do homem profissional e do homem como usuário, do olhar com sentimento de respeito ao corpo vulnerável de alguém dependente de cuidado, do uso da verdade em quaisquer circunstâncias, bem como da tomada de decisões no exercício profissional, destacando o compromisso que o enfermeiro tem ao tocar outra alma humana. Durante a produção, os discentes realizavam leituras de textos científicos, jornais, vídeos e filmes que foram expressas através de textos narrativos, conexões com outros temas, frases, mapas conceituais, figuras e fotos. Os conteúdos sobre o exercício profissional e bioética foram abordados através da problematização de casos éticos discutidos e apresentados com simulações de resoluções, através do uso do Código de Ética para os Profissionais de Enfermagem, orientados por princípios, direitos e valores explorados durante o componente. Com a devolutiva das produções, foi possível refletir e perceber o quão presentes os conteúdos apresentados são vivenciados no dia a dia, e como em todo tempo exige-se a presença de sujeitos éticos. Assim, a partir do olhar acadêmico e experiências pessoais, houve a construção de um conhecimento personalizado sobre a aproximação do ser profissional enfermeiro e do seu impacto na vida dos usuários dependentes de cuidados, apresentados através de uma escrrita reflexiva. Torna-se essencial a aplicação de metodologias ativas e participativas que melhorem o sistema de avaliação e favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade ética entre graduandos de enfermagem, bem como a capacidade autorreflexiva e criativa para a tomada de decisões cotidianas.