MÃOS QUE SUSTENTAM UMA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DE ATORES LOCAIS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EDUCATIVO DESCENTRALIZADO NA ESCOLA DO SUS BAHIA

  • Author
  • ANA CLELIA DE FREITAS TEIXEIRA GOES
  • Co-authors
  • ADRIANA BLENDER ROMANO DE OLIVEIRA , CÍCERO FIDELIS LOPES , CLÍCIA DE SOUZA CARDOSO PITANGUEIRA , IVANI SANTOS ANDRADE VASCONCELOS , ROSEANNE MONTARGIL ROCHA
  • Abstract
  • A Diabetes Mellitus (DM) é considerada um dos maiores problemas de saúde do mundo e o Brasil ocupa um lugar preocupante no ranking dos países com o maior número de casos entre a faixa etária de 20 a 79 anos. Entre as complicações mais graves está a doença do Pé Diabético, definida como infecção, ulceração e/ou destruição dos tecidos profundos, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores, que podem causar diversas consequências, incluindo amputações e óbito, gerando consequências econômicas e sociaisNa Bahia, as amputações relacionadas ao DMaumentaram significativamente no período de 2008 (1,2%) a 2019 (5,8%), com um incremento de 402%.  Dentre os fundamentos de prevenção da doença destacam-se as ações de educação dos profissionais de saúde, família e paciente e medidas de identificação precoce do pé de riscoNo Brasil, é principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) que medidas de prevenção devem ser implementadas, considerando a integralidade das ações e seu papel ordenador do cuidado. Diante do contexto, uma ação integrada entre Escola de Saúde Pública da Bahia, Diretoria de Atenção Especializada e Diretoria de Atenção Básica, integrantes da estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, foi planejada, culminando na elaboração do Curso de Prevenção e Tratamento da Doença do Pé da Pessoa com DMparaprofissionais da APS e Policlínicas Regionais, visando a qualificação destes na atenção à pessoa com DM e implementação da Linha de Cuidado local. O projeto piloto foi desenvolvido no período de novembro de 2023 a maio de 2024 na Região de Saúde (RS) de Irecê. Foram matriculados 117 profissionais de saúde. A metodologia do curso envolveu: carga horária de 40 horas, organização deAmbiente Virtual de Aprendizagem, 05 aulas síncronas, atividades no cotidiano do trabalho, estudo de caso 01 encontro presencial na RS para prática profissional. Diante da quantidade de discentes, localização geográfica da RS e composição mínima da equipe pedagógica (01 coordenador, 01 apoiador pedagógico e 02 docentes), para operacionalização do curso se adotou a estratégia de organização dos discentes por turma e integração de atores locais ao projetoForam convidados para a função de facilitadores, responsáveis pelo acompanhamento pedagógico das turmas, profissionais dos Núcleos Regionais de Saúde, com experiência em educação e proximidade regional com os discentesTambém foramconvidados profissionais da RS com expertise notema, para atuarem como mediadores na prática profissional. Os atores participaram de oficina paraintegração, planejamento e vivência das ações a serem desenvolvidas. O acompanhamento pelo facilitador reduziu as desistências e potencializou os estudos. Os mediadores foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades de prática profissional. O resultado da experiência ratificou a potência da gestão colaborativa, solidária e em rede para criar caminhos e conexões que impulsionam o desenvolvimento de ações de Educação na Saúde, fortalecem relações interprofissionais e interinstitucionais qualificam o cuidado.

  • Keywords
  • FORMAÇÃO EM SAÚDE, ENSINO-SERVIÇO, GESTÃO DESCENTRALIZADA, PÉ DIABÉTICO
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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