QualificaPREFC: Aprimoramento de competências de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde

  • Author
  • JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO
  • Co-authors
  • Leticia Vieira Lourenço , Edneia Lazzari , Igor Azeredo Cruz , Tulio Cezar Souza Padilha , Marianne de Lira Maia , Karine Detes Canto , Alessandra Pimentel Barbosa Pinto de Mattos , Michelle Adrianne da Costa de Jesus
  • Abstract
  • Apresentação: Este trabalho apresenta a experiência do projeto QualificaPREFC, que visa fortalecer e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) no município do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC). O objetivo é destacar a importância da educação permanente e continuada na formação e qualificação desses profissionais. Desenvolvimento do Trabalho: O projeto QualificaPREFC foi implementado em 26 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs) e envolveu cerca de 300 profissionais por ano, entre residentes e preceptores no período entre junho de 2022 a maio de 2024 no município do Rio de Janeiro. A metodologia adotada incluiu atividades teóricas e práticas, utilizando diversas estratégias de ensino, como rodas de conversa, simulações realísticas, dramatizações e aprendizagem baseada em projetos. A abordagem combinou a formação teórica com a prática supervisionada, visando proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados antes e após a conclusão de cada módulo avaliado, além de entrevistas com enfermeiros e gestores para entender suas percepções e experiências em relação ao projeto.Resultados: A implementação do projeto resultou em melhorias nas competências dos enfermeiros participantes. Os profissionais relataram aumento na confiança e na capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas práticas diárias. As simulações realísticas foram especialmente eficazes no desenvolvimento de habilidades práticas, enquanto as rodas de conversa e dramatizações promoveram a troca de experiências e o aprendizado colaborativo. A análise dos dados quantitativos revelou uma evolução positiva nos níveis de conhecimento, habilidades e atitudes dos enfermeiros após a participação no programa. Os dados qualitativos mostraram que os participantes valorizam a integração entre teoria e prática e reconhecem a importância da educação permanente para sua formação profissional. O Projeto qualificou mais de 500 profissionais enfermeiros além da publicação de materiais técnicos para a prática clínica desses profissionais.Considerações Finais: A experiência com o projeto QualificaPREFC demonstrou que a educação permanente e continuada é essencial para a formação de enfermeiros na APS. As metodologias ativas utilizadas no programa contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática clínica, promovendo uma formação mais eficaz e integradora. A continuidade e expansão de iniciativas como esta são recomendadas, visando a construção de um sistema de saúde mais qualificado e preparado para atender às necessidades da população. A educação interprofissional e a integração entre ensino, serviço e comunidade se mostraram fundamentais para o sucesso do projeto, refletindo diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados.

     

  • Keywords
  • trabalho, Educação Permanente, Enfermeiros, Atenção Primária à Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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