Cuidado ao paciente submetido à cirurgia cardíaca: uma autoavaliação da equipe interprofissional quanto ao altruísmo/cuidado

  • Author
  • Náthalie da Costa
  • Co-authors
  • Éboni Marília Reuter , Dulciane Nunes Paiva , Camilo Darsie de Souza , Dhayan Quevedo Ferrão , Caroline Alegransi
  • Abstract
  •  

     

    O cuidado interprofissional é de suma importância para a melhoria do acolhimento do paciente, tanto em instituições privadas quanto no sistema público de saúde. Isso é confirmado por meio de indicadores de saúde  positivos associados à situação. Desse modo, analisou-se a autoavaliação do profissional de saúde quanto ao altruísmo/cuidado na equipe interprofissional que atende os pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Trata-se de  um estudo transversal qualitativo, realizado no período de abril a maio de 2024, com profissionais que acompanham a assistência de pacientes  submetidos à cirurgia cardíaca em hospital do interior do Rio Grande do Sul. Foram avaliados  por meio do questionário de Avaliação Profissional Interprofissional (API), validado para a língua portuguesa do Brasil. O mesmo é disposto em escala Likert, composto por  26 questões divididas em 6 subáreas que discorrem entre “discordo totalmente” até “não  houve possibilidade de avaliar neste ambiente”,  em que foram recortadas  as subáreas de “altruísmo/cuidado”. O questionário foi disponibilizado por meio do google forms aos profissionais, residentes e estagiários atuantes por um tempo mínimo de um mês, nos setores de enfermaria, bloco cirúrgico e/ou unidade de terapia intensiva. Foram  obtidas 40 respostas emitidas por enfermeiros (45%), sendo que a maior parte das respostas foram de residentes (50%) e da equipe que atuava na enfermaria (50%). Quanto aos critérios de “altruísmo/cuidado, os profissionais destacaram que “concordam totalmente” que colaboram com outros profissionais de saúde ao cuidar do paciente (58%), demonstra empatia por outros profissionais da saúde (58%), dá o exemplo para outros profissionais da saúde de compaixão pelos pacientes/clientes/usuários e familiares e cuidadores (48%); e prioriza as necessidades dos pacientes/clientes/usuários em detrimento das suas próprias necessidades e dos de mais profissionais de saúde (48%), sendo  este último item composto por 10% de respostas neutras. Foi evidenciado que a equipe interprofissional que  atua na assistência do paciente submetido à cirurgia cardíaca  na instituição referida, não demonstram  concordância total quanto aos quesitos de “altruísmo/cuidado” quando realizada a autoavaliação,  em relação aos demais profissionais e pacientes inseridos nos setores da pesquisa. Uma vez que tais comportamentos levam a consequências ao atendimento ao paciente, a relação do trabalho em equipe e o desempenho institucional. Assim, é possível uma reflexão de planejamento com ações a curto, médio e longo prazo para melhor assistência, baseado nas respostas às afirmações há ações que devem ser construídas, como: a troca de conhecimentos entre os profissionais da equipe, compartilhar entre equipe sobre sentimentos gerados em relação a limitação do paciente, possibilitar ferramentas de exposição de necessidades do paciente para a equipe e da equipe para o paciente, entre outros.

  • Keywords
  • Continuidade da Assistência ao Paciente, Ética Profissional, Altruísmo
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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