O que move e como me movo na Extensão Universitária: relato de experiência da extensão curricularizada em um curso de Medicina

  • Author
  • Jane Kelly Oliveira Friestino
  • Co-authors
  • Graciela Soares Fonsêca , Maira Rossetto
  • Abstract
  • Em busca de garantir uma formação alinhada às necessidades da população, a curricularização da extensão torna-se um caminho a ser trilhado por todos os cursos de graduação. Em nosso Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina, buscamos contemplar a extensão por meio de Projetos Integradores Interdisciplinares de Extensão (PIIEX) caracterizados como um componente curricular regular integral de extensão, com o objetivo de integrar ao longo dos 08 semestres iniciais do curso, por meio da articulação dos conteúdos trabalhados e a execução de ações de extensão na comunidade regional. Os docentes são responsáveis pela oferta de Programas de Extensão, envolvendo estudantes no planejamento, na execução e na avaliação das ações desenvolvidas. Com isso, objetiva-se relatar a experiência das primeiras ações desenvolvidas junto pelo PIIEX I para estudantes de medicina do segundo semestre,tendo como temática central a Saúde Indígena. A primeira edição do PIIEX I no curso de medicina iniciou em março de 2024, e como uma das primeiras ações foi realizada uma Oficina denominada: O que move e como me movo na Extensão Universitária. A oficina foi conduzida por uma das docentes responsáveis pelo componente curricular e compreendeu 2 dias de atividades, no total 08 horas/aula. A oficina iniciou com uso do vídeo: Diretrizes para a Extensão na Educação Superior no Brasil, disponibilizado pela Associação Brasileira de Educação Médica e posterior momento de reflexão. Os estudantes foram instigados a pensar elaborar um quadro com falas significativas sobre a extensão, entendendo inicialmente o que é ela é. Em um segundo momento, foram desenvolvidos aspectos do “como me movo” na Extensão. Os estudantes foram divididos em grupos para leitura do livro de resumos do último SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, onde puderam conhecer diversas possibilidades na área da saúde e demais áreas.  Ao final, foi realizada uma avaliação da oficina e também um direcionamento de possibilidades frente à Saúde Indígena. A oficina contou com a participação de 41 estudantes matriculados no PIIEX I do curso de Medicina de uma Universidade Pública do Oeste de Santa Catarina. Ao longo da oficina, os estudantes foram convidados a escrever em um papel qual o significado, palavra ou sentimento os remetia quando pensavam em Extensão. Retribuir, interessante, inclusão, prática, experiência, cansativo, conhecimento e importante foram alguns dos achados para esse momento. Cada estudante teve uma oportunidade de fala, discutiram e dialogaram diferentes caminhos para constituir "O que move, e como me movo na Extensão". Esses momentos oportunizaram a aproximação dos estudantes à uma nova maneira de conduzir o seu processo de ensino aprendizagem, os quais foram instigados a pensar de forma autônoma, com base em suas experiências pessoais,  como aproximar o saber construído na academia ao saber popular. A oficina constituiu-se como um  momento importante para evidenciar aspectos e potencialidades da extensão curricularizada, para fortalecer o vínculo da Universidade com a comunidade, como também, oportunizou espaço de trocas e experiências significativas. Além disso, serviu de base para organização e desenvolvimento das demais atividades do PIIEX I que serão desenvolvidas em comunidades indígenas.

     

  • Keywords
  • Formação, Medicina, Extensão Universitária
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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