AÇÃO EM SAÚDE EM ALUSÃO AO DIA DAS MÃES NO PROGRAMA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Josyara Oliveira da Costa
  • Co-authors
  • Isabelle Cristina da Cunha Souto , Rosângela Maria Santana de Souza Lima , Alisson Cleyton Cunha Monteiro (Orientador) , Brunno Eduardo Santos Lins , Pedro Henrique Marques da Nóbrega , Maria Emilia Ferreira de Morais , Ricardo Sérgio Bezerra Cavalcanti Filho
  • Abstract
  •  

    Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional voltada para indivíduos que não conseguiram finalizar os estudos de maneira regular, sendo um público plural e, em sua maioria, pertencentes a grupos que estão à margem da sociedade. Dessa forma, a EJA se apresenta como uma solução para a vida acadêmica e a inserção digna no mercado de trabalho desta população. Paralelo a isso, a extensão universitária, a qual materializa a função social por meio de ações que compartilham o conhecimento de ensino superior para a comunidade, tem papel fundamental na construção de habilidades que se vinculam ao mundo profissional. Apresentação/Objetivo: Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre ações de extensão voltadas para a educação popular de discentes do programa EJA, com o fito de aplicar o ensino de práticas básicas de saúde, desenvolvidas no curso superior, aos alunos de nível médio. Metodologia: As ações foram realizadas em duas escolas públicas do município de Cabedelo - PB, por meio do projeto de extensão “Descobrindo Anatomia: uma realidade de educação popular”, composto por acadêmicos do curso de medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, juntamente com o professor orientador. Estas atividades iniciavam por meio de uma apresentação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em homenagem ao dia das mães, em seguida, prosseguiu-se dois circuitos, os quais integravam acolhimento, com a coleta de alguns dados pessoais, aferição de pressão, verificação da glicemia, avaliação de medidas antropométricas e elucidação sobre o autoexame das mamas. Vale salientar, que ao realizar as técnicas supracitadas, os discentes de medicina explicavam os procedimentos e criavam oportunidade para que os participantes pudessem aprender, na prática, a execução destas. Resultados: A partir da experiência, destaca-se a importância de projetos como esse para o acesso, de grupos mais vulneráveis, ao conhecimento prático em saúde, haja vista a adesão e participação nas atividades. Além disso, é notória a necessidade de incentivos para que discentes do programa EJA sintam-se engajados para dar continuidade a construção acadêmica e, assim, garantir uma melhor posição dentro do mercado profissional. Considerações finais: Portanto, o presente trabalho foi essencial para os estudantes de medicina, visto que a interação com diferentes realidades é capaz de proporcionar a humanização no processo de formação profissional. Como também, a expansão do conhecimento para além do ambiente universitário desempenha um papel crucial na construção de pontes entre a academia e a sociedade, fomentando a inclusão social e o desenvolvimento humano.

     

  • Keywords
  • Educação de Jovens e Adultos, Extensão, Saúde, Ensino, Formação profissional.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back