Como se ensina a cuidar? Um olhar para o ensino em saúde por meio da cartografia

  • Author
  • Elisângela Mara Zanelatto
  • Abstract
  •  

    Estudar os processos de cuidado em saúde é de grande relevância, uma vez que com criações de artefatos tecnológicos as ações prestadas em sua maioria, tem voltado a sua organização pelo viés do modelo anatomoclínico. Apresenta-se nesse trabalho, o projeto de pesquisa de doutorado em Educação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o qual busca distanciar-se do modo tradicional de fazer pesquisa e aproxima-se a modos que permitam conhecer e estimular novas subjetividades. Logo, esse estudo visa conhecer e criar um “catálogo de sensibilidades”, de experiências afetivas, buscando compreender como elas são constituídas, que encontros as forjam. Ao organizar tal catálogo, inventar e tecer o conceito de sensibilidade afetiva. A construção da pesquisa pelo viés qualitativo e percurso cartográfico passa a ser uma coleção, um catalogo abreviado de passagens vividas pela própria pesquisadora e por estudantes universitários em processo formativo dos cursos da área da saúde vinculados a uma universidade no Vale do Taquari. Assim, junto as notas registradas em diário de campo, serão realizados encontros no formato de oficina em que serão propostas atividades de produção de escritas, produção de fotografias e outras produções que permitem expressões por meio da arte. Logo, as linhas percorridas retomam temas importantes nesse contexto do ensino e formação em saúde, percorrendo o contexto do ensino de graduação universitária e a formação de profissionais da saúde. No feitio metodológico, ainda os territórios da psicanálise e da filosofia propostos por Suely Rolnik, de um lado, e Gilles Deleuze, de outro, para compreender os conceitos de suavidade, sentido, sensação, afecção, buscando rabiscar o conceito de sensibilidade afetiva. Acredita-se que essa pesquisa permitirá reunir muitas vozes e anunciar experiências de cuidado em saúde que ainda reverberam e podem estimular a outros pensar e inventar ações de cuidar que permitam a construção de sentidos de acolhimento.

     

  • Keywords
  • ensino em saúde, cartografia, sensibilidade afetiva, arte
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back