Apresentação: O projeto de extensão NEMAEFS - HUSM, tem como propósito formar e qualificar acadêmicos da área da saúde capazes de orientar exercícios físicos de forma multidisciplinar. Através da promoção da saúde para profissionais do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), por meio da prática de ginástica laboral (GL). O presente relato de experiência objetiva descrever o trabalho desenvolvido nas ações extensionistas do projeto NEMAEFS. Desenvolvimento: As atividades propostas pelo projeto são realizadas semanalmente, ocorrendo nas segundas e sextas-feiras no período entre 13:30h e 16:30h. Em cada turno previsto os exercícios são administrados por uma aluna extensionista, em que atualmente são realizados por duas graduandas do curso de Terapia Ocupacional. Dentre os setores de trabalho do HUSM, oito solicitaram e contam com as práticas da GL até o momento. Cada momento de realização dos exercícios dura em torno de 10 a 15 minutos, não sendo contados o tempo de deslocamento de um setor para o outro devido sua variabilidade. Os exercícios são realizados dentro do espaço do setor que solicitou a GL, sendo que a quantidade de indivíduos presentes nas atividades oscila na semana e em cada local. Resultados: Devido ao constante risco ergonômico que a jornada de trabalho pode trazer para um profissional, se faz importante pensar na implementação da GL. Esta prática promove o bem-estar, interação entre colegas de trabalho, prevenção de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Além de trabalhar com o corpo, a GL trabalha com a mente, estimulando consciência corporal, autoconhecimento e autoestima. Nessa perspectiva, ao decorrer das práticas as acadêmicas instrutoras puderam perceber que a prática de quinze minutos tornava-se um momento de relaxamento e descontração. Ademais, foi-se criando um vínculo entre os profissionais do hospital e as acadêmicas e a partir disso, os profissionais sentiram-se confortáveis para fazerem pedidos do que gostariam de fazer durante esses quinze minutos. Dentre os maiores pedidos, tinham-se músicas animadas, exercícios para determinados grupos musculares e massagens. Ao executar os pedidos percebeu-se que os profissionais sorriam mais, aumentou a interação entre colegas durante a execução dos exercícios, bem como, reforçou o vínculo entre os profissionais e as acadêmicas. Conclusão: Percebe-se que são diversos os benefícios advindos da prática de ginástica laboral para os profissionais, bem como também para as acadêmicas. Essas práticas caracterizam-se como uma importante experiência, porque por meio delas consegue-se aliar conhecimento técnico com a experiência prática, podendo ter o contato direto com um público, observar a complexidade da área do trabalho e como é estabelecido o funcionamento de um hospital. Nesse sentido, observa-se que o objetivo do projeto torna-se real quando os profissionais entendem a importância dessas práticas e solicitam por elas, bem como, quando as acadêmicas conseguem tornar-se mais qualificadas para a atuação nesse campo profissional e na instrução de exercícios físicos.