O LÚDICO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Silvia Nayara Leal Teixeira
  • Co-authors
  • Gustavo Grangeiro Monteiro , Gabriela Marques Costa , Jucielton Oliveira Furtado , Jennifer Sousa de Moraes , Yasmin Rodrigues de Oliveira , Letícia Barbosa de Sousa , Isaac Lima Sousa , Lenna Eloisa Madureira Pereira
  • Abstract
  • Apresentação: A educação em saúde é um processo que busca incitar nos indivíduos um senso de responsabilidade em relação à sua própria saúde. Uma abordagem eficaz para esse estímulo é o uso de atividades lúdicas, como jogos, que servem como ferramentas educativas poderosas. Esses jogos têm a capacidade de auxiliar na construção do conhecimento em saúde, esclarecendo dúvidas e facilitando o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência vivida por estudantes de enfermagem durante uma atividade de educação em saúde para crianças. Desenvolvimento: Trata-se de um trabalho descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência realizado por graduandos em enfermagem pela Universidade Federal do Pará, vinculado ao projeto de extensão intitulado "A utilização do lúdico no processo de cuidar do enfermeiro na saúde da criança e do adolescente: uma prática transformadora". A ação foi desenvolvida em dezembro de 2023 na cidade de Belém do Pará, para crianças de 4 a 12 anos do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) com o tema "Boas práticas de autocuidado físico e mental”. Primariamente, houve uma breve explanação sobre o tema. Posteriormente, foi desenvolvido o Jogo da Memória, no qual as crianças deviam encontrar pares com cerca de 10 imagens nas quais estavam impressas imagens de atividades físicas, de autocuidado e limpeza corpórea. Na medida em que o jogo foi acontecendo, cada acerto de combinação era seguido por uma breve explicação sobre a imagem e o objetivo dela para a saúde e cuidado físico das crianças, como também, ocorreu demonstrações de como realizar o passo a passo dessas ações. Ao fim da ação, a música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” foi então introduzida, guiando as crianças em movimentos coordenados com partes específicas do corpo. A sessão foi encerrada com agradecimentos, destacando a importância do autocuidado físico e mental no contexto da vivência das crianças. Resultados: Os resultados obtidos indicam que a introdução de estratégias lúdicas e tecnologias educacionais no cuidado à saúde da criança têm potencial transformador, promovendo não apenas a recuperação física, mas também o bem-estar psicológico e emocional das crianças. O comprometimento dos envolvidos e a flexibilidade para adaptações reforçam a relevância contínua desse recurso na construção de uma abordagem cada vez mais humanizada e efetiva no âmbito do cuidado. A sinergia entre teoria e prática, aliada à participação ativa dos envolvidos, culminou em um processo de aprendizado enriquecedor e na construção de práticas mais humanizadas e eficazes no cuidado pediátrico. Considerações finais: Um processo fundamental para a enfermagem é a educação em saúde, sendo um meio crucial para a promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças. A aplicabilidade de ações educativas lúdicas contribui para o aprendizado mais dinâmico e eficaz, resultando em melhorias na saúde e bem-estar das crianças, bem como permite a absorção do aprendizado de forma mais significativa, incentivando-as a aderir hábitos saudáveis desde cedo, estimulando-as a responsabilidade em relação à sua própria saúde.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Saúde da Criança, Jogos e Brinquedos
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back