Apresentação:
A união entre ensino, serviço e comunidade é essencial para a formação de estudantes da área da saúde. Desta forma, garante que o futuro profissional em saúde bucal desenvolva habilidades de trabalho em equipe, considere a realidade social da comunidade e a importância de estar inserido na atenção primária à saúde (APS), tornando-se um indivíduo ativo nas práticas de prevenção e promoção de saúde. A interação e a vivência do aluno com a comunidade e a equipe de saúde permite a percepção da realidade no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS), verificando fragilidades e vulnerabilidades sociais existentes. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Estágio Supervisionado em Atenção à Saúde (ESAS) na formação do cirurgião-dentista. O ESAS é uma disciplina do curso de odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e tem como objetivo garantir ao acadêmico em Odontologia o desenvolvimento de suas habilidades práticas no Sistema Único de Saúde (SUS), e como específicos garantir o conhecimento sobre as diretrizes do SUS e das políticas públicas; compreender sobre o trabalho das equipes de saúde da família e de saúde bucal, oferecer o crescimento de habilidades técnicas, de autoconfiança, participação na prevenção e promoção da saúde, no diagnóstico e tratamento dos usuários, entre outros fatores que beneficiam a saúde da população.
Desenvolvimento do trabalho:
O estágio foi realizado por duas acadêmicas de odontologia da Universidade do Estado do Amazonas sob a orientação das professoras da disciplina e preceptora dentista da própria unidade de saúde, que está localizada no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, Amazonas. A UBS em questão, denominada Megumo Kado possui papel fundamental na maioria das necessidades de saúde da população do território adscrito, atendendo a população vulnerável e alta demanda de imigrantes venezuelanos, por ser a UBS mais próxima da região onde grande parte dessa população reside. No primeiro momento, foi possível conhecer a unidade, departamentos, consultórios, entender a rotina dos profissionais da equipe de saúde, o que possibilitou aprender um pouco sobre cada um, individualmente ou em equipe, sendo possível perceber as relações entre eles e os usuários, bem como a oportunidade de apresentação das acadêmicas para a equipe e gestor da unidade. A auxiliar de saúde bucal mostrou como ocorria a organização dos materiais no consultório e o que era feito entre as consultas, como a limpeza e desinfecção entre os pacientes, os materiais e instrumentais utilizados para cada procedimento e as informações necessárias para a execução dos atendimentos. A cirurgiã-dentista orientou sobre a execução e preenchimento do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), com intuito de viabilizar os atendimentos e facilitar o acompanhamento e atualizações dos usuários. Como o consultório era relativamente pequeno, foi criada uma dinâmica de rotatividade, onde uma acadêmica auxiliava e a outra ajudava com materiais necessários para o atendimento e preenchimento do PEC, e após cada paciente as alunas alternavam as funções. O acompanhamento foi efetuado uma vez na semana, no período de dois meses e meio, e apesar da unidade funcionar durante todo o dia, o estágio ocorreu no turno vespertino em que eram atendidos cerca de 6 pacientes, geralmente 4 pacientes marcados anteriormente e 2 pacientes por demanda espontânea. Foram realizados primeiramente atendimentos prioritários, de forma mais rápida e após isto, os demais atendimentos. Procedimentos mais complexos eram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), como: extração de sisos, tratamentos endodônticos, aumento de coroa, necessidades de próteses, entre outros. Porém, se o usuário ainda precisasse de outros procedimentos que poderiam ser executados na UBS, este continuava o tratamento na UBS, e também no CEO. Durante os atendimentos odontológicos, as alunas tiveram a oportunidade de observar e auxiliar a dentista durante os procedimentos, assim como responder às questões de hipóteses diagnósticas dos casos apresentados pela preceptora com o objetivo de instigar e desenvolver conhecimento e habilidades práticas. Em dias de baixa demanda de pacientes, realizou-se busca na plataforma CadSUS WEB, que é o sistema de cadastramento dos cidadãos usuários na base de acesso do próprio SUS. A partir disso, foi possível buscar de forma ativa por usuários na plataforma, com o objetivo de coletar o número de telefone das gestantes, por exemplo, a fim de realizar a teleconsulta em saúde bucal e orientá-las a fazer o pré-natal odontológico, tendo em vista sua saúde e do bebê de forma integral. Posteriormente, foi realizado o acompanhamento da preceptora no Levantamento Epidemiológico SB Brasil 2020, onde foi possível visitar as casas, observar a aplicação do questionário e o exame pertencente ao levantamento, em que houve a oportunidade de constatar a prática do funcionamento e da realidade deste que é o maior Levantamento de Saúde Bucal do país. Subsequentemente, executou-se a busca do Cartão Nacional de Saúde (CNS) de cada cidadão da pesquisa, juntamente com uma simulação do SB Brasil realizada pelas estudantes com a auxiliar no consultório da unidade, fazendo a aplicação do questionário e o exame, com o intuito de atuar como o profissional encarregado de executar o levantamento nas casas da população. Realizou-se ainda, atividade de Educação em Saúde de acordo com o Programa Saúde na Escola (PSE), onde foi possível falar sobre saúde bucal e alimentação saudável para crianças da escola Machado de Assis, bem como entrega de kits de higiene oral e escovação supervisionada.
Resultados e/ou impactos:
Durante o estágio, foi observado a falta de alguns instrumentos para execução de procedimentos, como canetas de alta e baixa rotação para todos os pacientes, pois algumas estavam com defeito, então não havia a quantidade necessária para atender a demanda de pacientes, porém isto não demorou para ser resolvido. A infraestrutura mostrou-se adequada para o um bom funcionamento da unidade, apresentando algumas dificuldades, como a falta de espaço. Destaca-se a importância da preceptora na integração das estudantes com a equipe, viabilizando uma relação saudável, para que houvesse uma boa dinâmica nas atividades. A experiência do ESAS permitiu o conhecimento da realidade da prestação de serviços, a condição de saúde bucal da população, as atividades que são realizadas pelos profissionais na prática, além de possibilitar a vivência do aluno junto à equipe de saúde bucal, suas atribuições perante a atenção primária em saúde e participação no diagnóstico, planos de tratamento e tratamento dos pacientes da unidade de saúde.
Considerações finais:
Este relato evidencia a importância do ESAS na formação profissional dos acadêmicos do curso de Odontologia, fortalece o conhecimento teórico, possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas através da vivência na rotina da equipe de saúde e permite ao acadêmico a visualização de dificuldades, fragilidades e formas de enfrentamento frente à realidade no cotidiano na prestação dos serviços, permite acompanhar o processo de trabalho da equipe de saúde, de forma particular, da equipe de saúde bucal da unidade, possibilitando aos acadêmicos da UEA incluídos no ESAS uma formação profissional integral.