Atitude dos Professores da Rede Municipal de Ensino Frente à Situação de Traumatismo Dentário

  • Author
  • Pamela Barbosa dos Santos
  • Co-authors
  • Maria Helena Monteiro de Barros Miotto
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O traumatismo dentário é uma lesão resultante de impacto nos dentes, podendo afetar os tecidos moles e duros dentro e fora da cavidade oral. Sua ocorrência é inesperada, acidental e circunstancial, demandando atenção emergencial. Essas lesões, com suas repercussões físicas e psicológicas, são reconhecidas como um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Complicações como alterações de cor, sensibilidade, necrose pulpar e perda de estrutura dentária estão associadas ao traumatismo dentário. Sendo o ambiente escolar o segundo local mais frequente para a ocorrência de traumatismos dentários, ficando atrás apenas do ambiente familiar. Nesse contexto, o professor é frequentemente o primeiro profissional a lidar com urgências odontológicas, destacando a importância de sua capacitação para enfrentar emergências envolvendo crianças. A confiança no primeiro atendimento é essencial não apenas para a preservação do dente traumatizado, mas também para a saúde geral da criança. Sendo o objetivo desta pesquisa, avaliar o conhecimento dos professores da rede municipal de ensino da Prefeitura de Vitória em relação a diferentes cenários de traumatismo dentário. Desenvolvimento do trabalho: Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, transversal, utilizando questionários autogerenciados e validados. Os questionários abordaram dados sociodemográficos, econômicos, funcionais e aspectos do conhecimento sobre traumatismo dentário. A coleta de dados ocorreu em 37 escolas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. As atitudes dos professores foram classificadas como corretas ou incorretas com base em três cenários distintos de traumatismo dentário. Resultados: Entre os três cenários apresentados, o de avulsão dentária teve a menor proporção de atitudes corretas, com apenas 53 (18,3%) respostas adequadas, em uma amostra em 291 docentes.  Considerações finais: A avaliação dos cenários revelou uma prevalência significativa de atitudes incorretas frente ao caso de avulsão dentária entre os docentes.  Isso se mostrou preocupante por se tratar de uma das lesões em dentes permanentes consideradas mais graves. Sendo o prognóstico para dentes permanentes avulsionados influenciado de acordo ações imediatas realizadas no local do acidente.  Isso destaca a urgência de implementar a implementação de treinamentos específicos pode melhorar a resposta inicial dos professores a emergências odontológicas, contribuindo para um melhor prognóstico, saúde e bem-estar das crianças no ambiente escolar.  CAAE: 65870322.0.0000.5060.

     

  • Keywords
  • Traumatismo dentário, Professores, Escola.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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