Apresentação: A humanidade vivencia um período de relevantes mudanças, com o aumento do excesso de peso, ao mesmo tempo que ainda se observa a presença de desnutrição, cenário consequência da transição epidemiológica e nutricional e das mudanças climáticas. Assim, a implementação de ações continuadas no âmbito da promoção da saúde através da transmissão de informações científicas, implementadas de forma intersetorial e direcionadas aos condicionantes e determinantes sociais da saúde, que visem incentivar a autonomia da população para a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis é imprescindível. Nesse sentido, uma Liga Acadêmica busca reunir estudantes, comunidade e profissionais para criar um espaço de troca de informações e experiências e contribuir para a promoção da saúde. O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência acerca da interação entre estudantes de graduação, membros da comunidade e profissionais atuantes no município de Coari – Amazonas através da Liga Acadêmica de Nutrição e Saúde Coletiva (LANSC). Desenvolvimento do trabalho: Atuando desde 2022 pela Universidade Federal do Amazonas, a LANSC visa possibilitar a integração dos discentes em diferentes fases do processo de formação, proporcionando a propagação de conhecimentos técnicos e a exploração prática nas diversas áreas de atuação, um elo que influencia positivamente na identificação dos alunos com o futuro campo de ação. As atividades envolvem ações como educação alimentar e nutricional em escolas do município, visitas a comunidades ribeirinhas junto à discentes de outros cursos para atendimentos no âmbito multiprofissional, participação em feiras e exposição dos materiais educativos para a comunidade, atividades de capacitação à agentes comunitários de saúde que proporcionam aos discentes e profissionais do município o aprofundamento do aprendizado no âmbito da Nutrição e Saúde Coletiva. Resultados: Nota-se que os discentes integrantes da LANSC ao terem a possibilidade de atuar inseridos na realidade, compreendem as dificuldades e necessidades enfrentadas pelas populações e o déficit no alcance assistencial da saúde. A carência de cuidado e informação sensibilizou os alunos quanto a realidade, e contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica e humanizada sobre a importância da atuação do nutricionista, para além dos nutrientes e calorias, e a compreensão de que uma alimentação saudável perpassa a necessidade de ações para garantia de uma vida digna. No mesmo sentido, as atividades e integração com os funcionários das escolas e unidades básicas de saúde, assim como com discentes dos outros cursos da universidade, impulsionou discussões e percepções sobre a implementação de políticas públicas de alimentação e nutrição, além de possibilitar a noção da relevância da atuação multiprofissional e intersetorial para a resolução de problemas neste contexto. Ademais, crianças, adolescentes e adultos residentes nas comunidades foram beneficiados com as ações de educação alimentar e nutricional, além de atendimentos e posteriormente orientações nutricionais individualizadas, principalmente em comunidades ribeirinhas que possuem baixa assistência. Considerações finais: O elo entre teoria e prática proporcionou aos envolvidos a percepção da importância da nutrição no âmbito da saúde coletiva, assim como do trabalho em equipe e da união de saberes para ações de promoção de uma alimentação adequada e saudável.